MATO GROSSO
Estudante da zona rural que fez intercâmbio na Inglaterra vai fazer o Enem e pretende cursar agronomia
MATO GROSSO
“Eu penso em estudar muito ainda para ter um futuro bom. Vou fazer o Enem e espero conseguir nota suficiente para cursar agronomia”, afirmou o aluno do 3º ano. Todos os dias, ele percorre 60 km de estrada de chão, de ida e volta, para frequentar a Escola Estadual Regina Tenório de Oliveira, localizada na área urbana de Porto Estrela.
Wagner ainda não tinha ido nem a Cuiabá e, com essa oportunidade, cruzou o Oceano para fazer o intercâmbio de inglês, que teve a duração de 21 dias, com todas as despesas cobertas pelo Estado.
Ele pretende fazer agronomia para continuar no campo, assim como os irmãos, que trabalham como operadores de máquinas. Dos oito irmãos, ele deve ser o segundo a cursar o ensino superior.
Wagner e o governador Mauro Mendes, no Aeroporto Marechal Rondon, no dia do embarque para a Inglaterra
A bolsa de intercâmbio foi conquistada depois dele ter sido um dos primeiros alunos do Programa Mais Inglês a obterem o certificado de conclusão do curso oferecido pelo Governo do Estado, com o objetivo de aperfeiçoar e potencializar o ensino da língua inglesa na rede pública estadual.
Outro estudante beneficiado com os estudos fora do país e que já voltou para casa com uma bagagem cultural foi Robson de Souza Robles, da Escola Estadual Alfredo José da Silva, em Barra do Bugres.
“Ir para outro país foi algo muito inusitado para todo mundo. Todo mundo ficou muito alegre, muito feliz por estar lá”, declarou.
A professora Lizie Navarro, que é embaixadora de línguas e acompanhou os alunos na viagem, afirmou que a experiência pode ser considerada única para os alunos praticarem o inglês ensinado nas escolas e ter acesso a outras culturas.
“A oportunidade de você, enquanto estudante de idioma, praticar esse idioma in loco, aprendendo com a cultura, aprendendo com falantes, estando com acesso a diferentes sotaques, é único”, pontuou.
Essa foi a primeira vez que estudantes da rede pública de Mato Grosso tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio fora do país, com investimentos realizados por meio do Governo do Estado.
“Esse programa incentiva os alunos a acreditarem em si, acreditarem no seu potencial, no seu talento. É preciso se esforçar, porque, se esforçar, vai melhorar o seu desempenho escolar e, mesmo que não vá no programa, pode acreditar que a vida vai melhorar a partir desse esforço”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Enem 2023
O Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro deste ano, sendo que no primeiro dia serão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação e, no segundo dia, de Matemática e Ciências da Natureza.
São 45 questões de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Em cada uma delas são feitas 25% de questões de grau fácil, 50% de questões de grau médio e 25% de questões de grau difícil. Também tem a redação, que representa 20% da nota.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Sintap-MT enaltece atuação dos servidores do INDEA-MT em conquista histórica: Mato Grosso é declarado livre de febre aftosa sem vacinação
-
CUIABÁ2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Débora Guerra defende saúde como eixo da sustentabilidade na Amazônia: “A formação médica precisa estar enraizada no território”
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Delegado matogrossense expôs MC e deu início a movimento que culminou em sua prisão
-
ARTIGOS2 dias atrás
Por que seu cabelo está caindo – e o que fazer a respeito
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Em meio a preços abusivos, pizzaria de Cuiabá cria campanha de Dia dos Namorados acessível e deliciosa
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Acrismat e AgriHub iniciam Projeto Sementes da Inovação edição suinocultura
-
MATO GROSSO1 dia atrás
MCDIA FELIZ: Saiba como comprar os tíquetes antecipados e ajudar a AACCMT