Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Estudante deficiente visual recebe do governador notícia que foi aprovada para intercâmbio na Inglaterra

Publicados

MATO GROSSO

Lavinea Real dos Santos, moradora de Nobres, foi a primeira estudante da rede estadual a receber a notícia de que foi aprovada para participar do programa MT no Mundo e fará um mês de intercâmbio na Inglaterra. Ela, que é deficiente visual, recebeu a notícia na manhã desta terça-feira (27.02), diretamente do governador Mauro Mendes, por meio de uma ligação de vídeo que emocionou os pais dela, professores e colegas de sala de aula.

Ela tem 15 anos e é a primeira deficiente visual que fará o intercâmbio para a Inglaterra. Lavinea estuda no 1º ano na Escola Estadual Professor Nilo Póvoas e foi selecionada pela Plataforma Mais Inglês, com quatro certificados emitidos com média 95, disputando a vaga com todos os demais alunos selecionados.

“Parabéns pelo seu esforço, eu fico muito feliz. Você conseguiu ser classificada entre os cinquenta novos alunos a participar do programa tirando a nota 9,5. Eu fico muito feliz de ver você conseguir, com seu desempenho e seu esforço ser aprovada para ir à Inglaterra entre os 100 estudantes, filhos da escola pública, que farão intercâmbio durante um mês para aprimorar o Inglês”, destacou o governador na ligação.

Leia Também:  AL vota lei que barra R$ 100 milhões por ano à Aprosoja de MT

Lavínia contou ao governador que só conseguiu entrar no curso em outubro do ano passado. “Fico feliz por ter conseguido ser selecionada para fazer o intercâmbio. Mesmo eu tendo entrado em outubro no curso, consegui os quatro certificados. Fico feliz por ter tirado a nota 9,5”.

Para a mãe de Lavínia Rejane Real de Matos, a aprovação da aluna para fazer o intercâmbio é resultado de muito esforço e dedicação. “Ela merece, muito, é muito dedicada. Vamos deixar ela ir para aprimorar o inglês”, falou a mãe.

O esforço da aluna também é reconhecido pela professora de Inglês, Rosinete Pinto Sampaio. “Ela é uma menina muito dedicada, se esforça bastante e merece tudo isso que está conquistando. Eu fico muito feliz e sou muito grata por tudo que estão fazendo por ela, pois ela se esforça muito. Conheço ela desde pequenininha e é muito gratificante ver isso”, ressaltou a professora.

Essa não é a primeira vez que Lavinea recebe do governador uma boa notícia. Em abril de 2022, a aluna visitou o Palácio Paiaguás e recebeu das mãos de Mauro Mendes e da primeira dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, um óculos inteligentes com dispositivo de leitura que oportunizaram a ela uma condição de vida melhor.

Leia Também:  VÍDEO: Motorista grava vídeo mostrando buracos na MT 010, a estrada da Guia e motoristas no acostamento com os pneus cortados. Segundo ele, existem vários buracos que já causaram muitos prejuízos e até acidentes.

MT no Mundo

A lista preliminar dos 100 estudantes aprovados para participar da segunda edição do programa de Intercâmbio do Governo de Mato Grosso foi divulgada na manhã desta terça-feira (27). O investimento do Estado no programa é de R$ 7 milhões.

Foram selecionados 100 estudantes da rede estadual de ensino de 51 municípios, distribuídos em 85 escolas, sendo 59 de ensino regular, 19 militares, 12 de ensino integral, 8 do campo e 2 confessionais. Do total de aprovados, 50 estudantes obtiveram as melhores médias na avaliação de saída de 2023 e outros 50 estudantes que conseguiram os melhores desempenhos na plataforma Mais Inglês e que apresentaram, no mínimo, quatro certificados mais avançados de níveis diferentes do curso de inglês, entre os 16 disponíveis no sistema.

Saiba mais aqui.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Deltan é convidado para ter função remunerada no Podemos

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Vereador propõe projeto de combate ao racismo em estádios de Cuiabá

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA