MATO GROSSO
Estudantes da Rede Estadual imergem na era digital com tecnologias dentro e fora da sala de aula
MATO GROSSO
A diretora da Escola Estadual Indígena Jula Pare, Eliane Monzilar, em Barra do Bugres, relata que os chromebooks são utilizados diariamente e desenvolvem um papel muito importante na aprendizagem. “Eu me lembro quando os equipamentos chegaram, os estudantes ficaram curiosos e empolgados para utilizar e navegar com o equipamento pela primeira vez. Vendo o desempenho deles hoje em sala de aula eu posso afirmar que é um instrumento que fortalece o ensino e aprofunda o conhecimento”, afirma.
O jovem Kawe Corezomaé Amajunepá, da Escola Indígena Jula Pare, disse que com os equipamentos a comunidade escolar consegue acessar as plataformas e ficar mais preparada para o futuro com projetos colaborativos que desenvolvem as habilidades digitais. “É um elemento que facilita e integra as ações realizadas na escola”, explicou.
Já o estudante Fabrício Amajunepá Uapodonepá, da mesma unidade, contou que os computadores são utilizados diariamente para complementar os estudos. “Nós utilizamos o chromebook para escrever, realizar pesquisas e trabalhos passados em sala de aula”, falou.
Segundo o jovem, as novas tecnologias estimulam a necessidade de integrar cada vez mais os estudos e os equipamentos, contribuindo para o avanço da aprendizagem na comunidade.
A utilização dos equipamentos em sala de aula vai muito além das funções básicas, como explica o estudante José Amado de Oliveira, jovem com deficiência visual da Escola Estadual João de Campos Widal de Mirassol d’Oeste. Para ele, o chromebook possui todas as ferramentas necessárias e inclusivas, permitindo que ele se desenvolva e continue progredindo nos estudos. “Não tenho dificuldades em utilizar o equipamento, ele vem adaptado para que eu possa realizar as tarefas e consiga integrar o estudo que é aplicado em sala com as atividades da plataforma”, afirmou.
O diretor da unidade, Euclides da Silva, contou que é muito gratificante ver o José realizando as atividades disponibilizadas nas plataformas. “O José é um aluno exemplar e motivado, que utiliza a tecnologia ao seu favor, realizando as atividades propostas através do chromebook. Investir em tecnologia é investir no futuro e na inclusão dos estudantes como o José, integrando cada vez mais a educação com a tecnologia”, disse.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou o fortalecimento da Rede Estadual através dos investimentos realizados pelo Governo do Estado. “A entrega dos chromebooks, das smartTVs e dos chips com acesso à internet, representa todo o cuidado e respeito que o Governador Mauro Mendes tem com a educação em Mato Grosso. Ao longo dos últimos dois anos, nós conseguimos fazer com que várias dessas estratégias fossem planejadas e começassem a acontecer. Essas ferramentas tecnológicas foram pensadas para estimular os estudantes do século XXI e contribuir com as nossas políticas públicas de avanço na educação”, destacou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.