MATO GROSSO
Estudantes da rede estadual já podem se inscrever para 3ª Feira de Inovação e Ciências
MATO GROSSO
As inscrições seguem até o dia 08 de agosto e podem ser realizadas de forma gratuita AQUI. No ato da inscrição, o candidato deve enviar um resumo do projeto que a equipe irá desenvolver e um vídeo explicando do que se trata o projeto. O vídeo deve ser postado no YouTube e o link para acessá-lo deve ser adicionado na ficha de inscrição.
De acordo com a coordenadora do evento, Andreia Cristina, a feira em sua primeira etapa ocorre de forma online. “Após a inscrição, o participante deverá acompanhar o cronograma e ficar atento à liberação dos vídeos orientativos. Já a segunda etapa será presencial, com os finalistas de cada categoria, no Auditório do Univag e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube”.
A fase 1 consiste na realização de oficinas (cursos práticos) nas categorias “Experimente”, “Inove” e “Pesquise”, sendo abertas para estudantes e professores de escolas do ensino básico públicas e privadas. As categorias são específicas para estudantes do 5º ao 9º ano e Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano).
Ainda na fase 1, as oficinas irão capacitar os estudantes e professores a desenvolverem seus projetos. Nesta fase, alunos e professores já recebem certificados de “Oficina Prática”, de 30 horas.
Na fase 2, alunos e professores poderão submeter seus projetos. Não há limites de idade. As equipes podem conter até seis participantes. Por cada trabalho inscrito, estudantes e professores recebem certificado de “Iniciação Científica”, que além da comprovação do conhecimento e agregar ao currículo do estudante e professor pesquisador.
Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma banca com formação na área de avaliação e receberão notas a partir de um formulário de avaliação. Trabalhos com notas iguais ou acima de 7,0 serão classificados e publicados na revista online “Feira de Inovação e Ciências do Univag” com ISSN (International Standard Serial Number).
Os melhores classificados participarão da final com uma apresentação para uma banca que será presencial no Univag, sendo transmitida pelo YouTube .
Premiação
Serão disponibilizados mais de R$ 80 mil em premiações para estudantes e professores. Sendo troféus e medalhas para os alunos e professores das equipes vencedoras, 36 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPQ para alunos vencedores, 3 bolsas de Apoio Técnico em Extensão do CNPQ para professores vencedores, Protótipos 3D para as equipes vencedoras na categoria Inove que serão desenvolvidos em parceria com o núcleo de inovação do Univag denominado INOVAG.
Além disso, terão troféus e 2 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPQ para as “Meninas Destaque”, por nível de ensino fundamental e médio apresentando maior nota de avaliação individual após médias obtidas pela banca; troféus e 2 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPQ para os Destaques Étnico-raciais, auxílio para custeio de diárias e passagens aéreas para 1 professor e 1 aluno que vencer em 1º lugar para participar da Semana Nacional de Ciência Tecnologia ou equivalente.
Outras informações sobre a feira acesse AQUI.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.