Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Estudantes da rede estadual serão premiados pelo bom desempenho na Olimpíada de Matemática

Publicados

MATO GROSSO

A entrega das medalhas aos estudantes da rede estadual de ensino vencedores da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023 será no dia 24 de maio, às 14h, no auditório da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (FAET), localizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Na premiação regional, os estudantes de escolas estaduais garantiram 25 medalhas de ouro, 75 de prata e 225 de bronze. Já na premiação nacional a rede estadual de ensino conquistou 04 medalhas de ouro, 14 de prata e 47 de bronze.

O coordenador regional do evento em Mato Grosso, professor André Krindges, disse que a OBMEP é um grande caça-talentos e abre portas para outros subprojetos nas escolas a partir da olimpíada. Prova disso, segundo ele, é o número de estudantes medalhistas.

A 18ª OBMEP ocorreu durante o ano letivo de 2023 em duas fases, sendo a primeira com a aplicação de prova objetiva de 20 questões. Já a segunda etapa, realizada com os classificados da primeira fase, contou com uma prova discursiva de seis alternativas. As provas foram elaboradas de acordo com o grau de escolaridade dos concorrentes: nível 1 (6º e 7º ano), nível 2 (8º e 9º ano) e nível 3 (ensino médio).

Leia Também:  Governo investe R$ 56 milhões para asfaltar 11 bairros de Cuiabá: "Asfalto é vida", afirma líder comunitário

Os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na maior competição científica do país serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. A organização do evento também vai contemplar com bolsa de estudos os que obtiveram os melhores desempenhos.

Os professores também receberão premiação e as escolas participantes serão agraciadas a partir do desempenho de seus estudantes no evento. As escolas premiadas receberão um kit para exibição audiovisual e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências.

Posteriormente, os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. O programa é destinado aos premiados e será realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país.

A finalidade da olímpiada é despertar nos estudantes o interesse pela matemática e pela Ciência em geral. Por outro lado, a OBMEP descobre talentos em matemática, contribuir para estimular o aprendizado, além de promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O evento

A olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em Mato Grosso, o evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Leia Também:  Ciopaer capacita militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e outros seis Estados

Clique AQUI para conferir a lista com os medalhistas regionais.
Clique AQUI para conferir os medalhistas de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está liberado em meia pista para veículos leves

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA