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Estudo sobre mobilidade na região Metropolitana será apresentado em audiência pública

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Duas a cada três viagens realizadas na região metropolitana de Cuiabá são feitas em veículos motorizados particulares, sejam carros ou motos. Apenas um terço dos deslocamentos realizados pela população é feito ou em transporte público, ou de bicicleta, ou então a pé.

Esse é um dos dados que foram obtidos durante as pesquisas para a elaboração do Plano Metropolitano de Logística e Mobilidade Sustentável do Vale do Rio Cuiabá (PlanMob VRC). O Plano será apresentado na próxima segunda-feira (29.05), às 14h, durante audiência pública promovida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

A audiência será realizada de forma híbrida, sendo presencialmente no auditório da Seduc, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, e de forma remota, pelo canal do Youtube da Secretaria Adjunta de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra-MT.

Segundo o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, os dados obtidos durante a pesquisa ajudam a entender a situação do trânsito nas cidades que fazem parte da Região Metropolitana, além de pensar em políticas públicas para a mobilidade.

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O secretário explica que foi realizada uma pesquisa domiciliar de Origem e Destino que não era realizada há 15 anos. Além disso, foi feito um inventário da malha rodoviária, percorrendo 1.400 quilômetros de rodovia da região e outros 170 km de vias urbanas de Cuiabá e Várzea Grande.

“Os dados de deslocamento ajudam a entender de onde as pessoas saem e para onde elas vão nessas cidades, quais são as verdadeiras demandas. A pesquisa mostra que, por exemplo, 85% da população ou trabalha ou estuda de forma presencial, apenas 15% fazem isso de forma remota. Então, a maioria da população sai de casa todos os dias e faz isso de carro ou de moto”, explica.

A pesquisa ainda mostra outras perspectivas, como rotas ciclísticas utilizadas para o lazer, por exemplo, além de como é feito o transporte de mercadorias na Região Metropolitana. Na audiência pública serão apresentados os diagnósticos e prognósticos obtidos durante a elaboração do PlanMob, sendo que relatórios já estão disponíveis para consulta no site da Sinfra-MT.

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Entre os documentos que podem ser consultados pela população, além do inventário da malha rodoviária, estão a pesquisa domiciliar sobre a mobilidade da população, diagnósticos rodoviário, cicloviário, de transporte coletivo e logístico de carga, e análise de viagens, entre outros.

O PlanMob VRC é voltado para a logística de toda a região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, composta por Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Chapada dos Guimarães. O objetivo é estabelecer diretrizes, propostas de ação, programas e investimentos para a política de mobilidade na região metropolitana.

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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