MATO GROSSO
Etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia começa nesta quarta-feira (19)
MATO GROSSO
A capital mato-grossense recebe, a partir desta quarta-feira (19.06), a quinta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2024. Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a população poderá acompanhar gratuitamente as partidas em arquibancadas cobertas, na arena montada no estacionamento do ginásio Aecim Tocantins.
Até domingo (26.06), o evento esportivo reúne atletas de todo o Brasil, que disputam pontos no ranking para o título brasileiro. As quatro primeiras etapas da temporada ocorreram entre os meses de fevereiro e abril, em Campo Grande (MS), Recife (PE), Saquarema (RJ) e Brasília (DF). O Circuito Brasileiro prossegue até novembro, com a realização de mais quatro etapas.
Dividido em Top 16 e Aberto, a competição em Cuiabá tem início na quarta (19), com as disputas de Qualifying do Aberto. As oito melhores duplas se juntam às outras oito duplas já classificadas pelo ranking para as disputas do torneio principal, que vai de quinta (20) a sábado (22). Os vencedores do Aberto garantem vaga no Top16 da próxima etapa do Circuito Brasileiro.
As partidas do Top16 começam na sexta-feira (21) e prosseguem até domingo (23), com as finais que definem as duplas campeãs desta quinta etapa da competição.
Com entrada gratuita, o público deve assegurar o ingresso por meio de um cadastro prévio pelo site eventos.voleibrasildigital.com.br, já que o espaço nas arquibancadas é limitado. Nos dias de jogos, haverá também uma campanha para coleta de doações de alimentos.
A quinta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia é uma realização da Federação Mato-grossense de Voleibol e da Confederação Brasileira de Voleibol, com o patrocínio da Secel por meio de emenda parlamentar.
Programação (horário MT):
Qualifying do Aberto: quarta-feira (19), das 8h às 18h
Torneio principal – Aberto: quinta (20), das 9h às 17h30; sexta (21), das 9h às 11h e das 14h às 15h; sábado (22), das 9h55 às 10h55
Top16: sexta (21), das 10h40 às 18h; sábado (22), das 8h15 às 10h, das 10h45 às 12h30 e das 16h às 20h; domingo (23.06), das 9h às 12h
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.