MATO GROSSO
Ex-servidora, cuiabana dá guinada e hoje ganha vida em paraíso
MATO GROSSO
A cuiabana Jussamar Chaves Ayres Bravo, de 53 anos, deixou para trás a vida e emprego que tinha na capital mato-grossense para realizar um sonho antigo: morar na praia.
Nascida e criada na Cidade Verde, Jussamar é ex-aluna do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) e trabalhava como assessora na Casa Civil do Governo do Estado, quando decidiu deixar o cargo e se mudar para Alagoas. O único arrependimento é não termos vindo antes.
O lugar escolhido foi uma das praias mais bonitas e famosas do Brasil, a praia do Francês, em Marechal Deodoro, cidade vizinha a Maceió, capital de Alagoas.
Há cerca de 10 anos ela comprou em sociedade com a irmã, Julianna Chaves, um barco de passeio, batizado de “Estrela do Francês”. Com, isso, Julianna começou a atender e realizar passeios com turistas na praia. Porém, como Jussamar ainda morava em Cuiabá, a irmã tocava o negócio sozinha.
MIDIA NEWS
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.