MATO GROSSO
Exemplos de resiliência e amor incondicional, mães da AACCMT são homenageadas
MATO GROSSO
Em celebração ao Dia das Mães, a Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) preparou uma homenagem especial às mães que acompanham seus filhos em tratamento oncológico.
A ação, realizada na sede da instituição, foi marcada por momentos de emoção, acolhimento e reconhecimento à força dessas mulheres que vivem uma rotina intensa de cuidados e esperança. O Dia das Mães é oficialmente celebrado no segundo domingo de maio.
Com uma programação repleta de afeto, as mães tiveram um momento de cuidado com a beleza, receberam lembrancinhas e um lanche da tarde elaborado com todo cuidado. Os voluntários também auxiliaram na organização.
Muitas delas deixam para trás suas cidades, empregos e rotinas para se dedicar integralmente aos filhos em tratamento, enfrentando incertezas diárias com coragem e fé.
“Essas mães representam o verdadeiro significado de amor incondicional. Elas são parceiras na luta, dão força quando falta, e carregam no olhar uma coragem que nos inspira”, destacou Benildes Aureliano Firmo, vice-presidente fundador da AACCMT.
Para muitas dessas mulheres, a AACCMT é mais do que um espaço de apoio – é um refúgio emocional e uma rede de solidariedade que acolhe cada mãe como parte de uma grande família.
“É gratificante contar com esse suporte para as famílias. Sempre fomos bem recebidas e como mãe ficamos felizes com esse cuidado”, afirmou Aparecida Maura, 33 anos. Ela é mãe de Izabelly Miranda, de 3 anos, que há um ano faz tratamento contra um neuroblastoma — tipo raro de câncer. As duas se mudaram de Cáceres para Cuiabá para realizar o tratamento.
Sobre a AACCMT
A AACCMT oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. De acordo com o levantamento mais recente da diretoria, ao longo de 26 anos, a AACCMT atendeu 839 crianças e realizou mais de 22 mil atendimentos.
Doações
Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.