MATO GROSSO
Extremista de MT estava escondido na zona rural, diz delegado
MATO GROSSO
O delegado Ricardo Marques Sarto, de Comodoro (a 644 km de Cuiabá), revelou que articulou com um morador da zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade para que o extremista Alan Diego dos Santos Rodrigues, de 32 anos, se entregasse.
Alan Diego se apresentou à Polícia Civil e teve mandado de prisão cumprido no início da tarde desta terça-feira (17). Ele é réu na Justiça do Distrito Federal por estar envolvido na tentativa de atentado próximo ao Aeroporto de Brasília, na véspera de Natal de 2022.
Segundo o delegado, na semana passada houve a informação de que Alan Diego poderia estar em na zona rural de Vila Bela, cidade vizinha a Comodoro.
Diante de algumas argumentações e exposição de alguns fatos tentamos convence-lo a se entregar nessa delegacia para que ele responda aos crimes e aos atos que ele praticou. Na data de hoje ele concordou em se apresentar
“Na semana passada [a Polícia Civil] realizou busca em uma área rural próxima a Vila Bela, pois havia informação de que ele poderia estar naquele local. E em continuidade conseguiu estabelecer um contato com um popular que, em tese, poderia ter o contato com o Alan Diego”.
“Diante de algumas argumentações e exposição de alguns fatos tentamos convencê-lo a se entregar nessa delegacia para que ele responda aos crimes e aos atos que praticou. Na data de hoje ele concordou em se apresentar”, completou.
Conforme o delegado, Alan se entregou sozinho, sem a presença de um advogado.
A polícia comunicou as autoridade policiais e de Justiça do Distrito Federal, e agora aguarda o “desenrolar do cumprimento de mandado de prisão”.
Alan passará por exames de corpo de delito, audiência de custódia, e será encaminhado a uma unidade prisional, onde aguardará manifestação da Justiça.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.