Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Falta de médicos em Cuiabá afeta 139 mil pessoas, relata interventor

Publicados

MATO GROSSO

Além do rombo financeiro de R$ 350 milhões encontrado pelo interventor da Saúde de Cuiabá, procurador Hugo Felipe Lima, a equipe do gabinete confirmou outros grandes problemas envolvendo a Saúde Pública da Capital, como falta de médicos, aumento exorbitante de pessoal na máquina pública e falta de medicamentos para tratamento de doenças crônicas. Aproximadamente 139 mil cidadãos cuiabanos estão desassistidos. 

O documento entregue para os órgãos de controle, Poder Judiciário e imprensa, informa que foram realizados levantamentos nas unidades de saúde, o que também revelou uma situação alarmante como a falta de médico  nas unidades básicas.

“Na atenção básica, há falta de 31  médicos de saúde da família. Considerando que cada equipe de saúde da família é responsável pelo cuidado de, em média, 4.500 pessoas, pode-se afirmar que possuímos 139.500 cidadãos cuiabanos desassistidos”, destaca trecho do documento. 
Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a prévia da população dos municípios mato-grossenses, com base no Censo Demográfico 2022. Cuiabá alcançou 694.244 mil habitantes. 

Leia Também:  Secretaria prorroga inscrições do “Campeonato Pixote” até o dia 30 de setembro

Além da situação da falta de profissionais, o grupo interventor também percorreu as unidades para constatar as outras denúncias, que seriam de falta de medicamentos e insumos para realização de curativos. Tudo foi confirmado e colocado no documento.

“Nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, UPAs e Hospitais, foi identificada falta de medicamentos de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas, como diabete, hipertensão, falta de insumos para realização de curativos dos mais simples aos mais complexos e falta de equipo para administração de medicamentos endovenosos, não havendo sequer soro fisiológico para realização de cuidados básicos como lavagem oftalmológica, odontológica, curativos e infusões venosas para tratamento de urgências na atenção primária”, confirmou. 

Por último, o documento confirma que há um estranho aumento de contratação de pessoal na Secretaria Municipal de Saúde no período de seis anos.

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Leia Também:  Secretaria prorroga inscrições do “Campeonato Pixote” até o dia 30 de setembro

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA