Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Farmácia de Alto Custo atendeu 11 mil pacientes e entregou 42.802 medicamentos e insumos

Publicados

MATO GROSSO

A Farmácia Estadual do Componente Especializado, conhecida popularmente como “Farmácia de Alto Custo”, realizou 42.802 atendimentos de entrega de medicamentos no primeiro quadrimestre de 2023. O número é 62% maior do que o atendimento realizado no mesmo período de 2019, no início da atual gestão, quando foram ofertados 26.423 atendimentos.

Mensalmente são atendidos aproximadamente 11 mil pacientes com medicamentos e insumos. Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas são padronizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (Resme).

“As equipes da SES trabalham incansavelmente para oferecer uma assistência especializada de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Tenho convicção que a atual gestão contribuiu muito para que avanços nesta área fossem possíveis”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

A sede da Farmácia Estadual está localizada em Cuiabá, mas atende demandas dos 141 municípios do estado e fornece medicamentos para todos os pacientes cadastrados no sistema do Componente Especializado, seja via SUS, convênio ou atendimento particular.

Leia Também:  Confronto com a Rotam resulta na morte de ladrão de veículo em Várzea Grande

“Todos os meses, cerca de 11 mil pessoas utilizam os serviços da Farmácia Alto Custo do Estado. A unidade especializada oferece em torno de 200 medicamentos, em mais de 335 apresentações, para tratar mais de 100 protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas”, acrescentou o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antonio Ferreira.

Caso o cidadão precise de um componente que integra a lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário, munido de Receita e Laudo Médico Especializado (LME) e de exames exigidos pelo Ministério da Saúde, solicita o acesso ao medicamento junto à Farmácia Estadual.

Para saber se um medicamento é fornecido pelo SUS e ter acesso a mais informações sobre os documentos necessários e os protocolos de medicamentos, acesse este link.

A Farmácia Estadual está localizada na Av. Tenente Thogo da Silva Pereira, nº 63, bairro Centro Sul, em Cuiabá. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ininterruptamente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

Publicados

em

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.

A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.

“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.

Leia Também:  Fiscalização da Sefaz retém 1,1 veículos para vistoria e identifica 85 sem nota fiscal de carga

Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA