MATO GROSSO
Fase regional dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses ocorre em Sorriso
MATO GROSSO
Reunindo estudantes de 12 a 17 anos da região Centro Norte do Estado, o município de Sorriso (a 400 km da capital) sedia a etapa regional dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses. As competições escolares são realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do município-sede.
De 16 a 21 de abril, o evento esportivo reúne cerca de 650 estudantes dos municípios de Cláudia, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.
Formadas por atletas de 12 a 14 anos, 25 equipes de escolas públicas e particulares da região disputam os Jogos Escolares. Já os Jogos Estudantis contam com 39 seleções municipais com atletas de 15 a 17 anos. As duas competições envolvem equipes masculinas e femininas de basquete, futsal, handebol e vôlei.
As partidas ocorrem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h, nos ginásios Domingão, Fermino Maleski e Flor do Cerrado, e nas quadras da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt.

Realizada no ginásio Domingão, a abertura do evento aconteceu na noite de domingo (17.04) e contou com a participação de representantes da Secel, de autoridades de Sorriso e de municípios vizinhos. A solenidade foi acompanhada presencialmente por um grande público que prestigiou a entrada das delegações, apresentação de patinação e acendimento da pira olímpica.
Com início na semana de 08 a 13 de abril, em Campo Verde, as etapas regionais das modalidades coletivas ocorrem em outras nove regiões do Estado até julho deste ano. As equipes campeãs regionais em cada modalidade e gênero avançam para a fase estadual de sua respectiva competição.
Modalidades individuais
Sorriso também acolhe a primeira parte da competição estadual de modalidades individuais. De 21 a 24 de abril, atletas de 12 a 17 anos, de todo o Estado, competem em provas de badminton, ciclismo, ginástica, vôlei de praia e xadrez.
A segunda parte da etapa estadual de modalidades individuais ocorre em Várzea Grande, de 16 a 19 de junho, com provas de atletismo, lutas, natação e tênis de mesa.
Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais representarão Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Estudantis da Juventude acontecem no início de setembro, em Aracaju (SE). Já os Jogos Escolares Brasileiros, que são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), ocorrem no mês de novembro, em local a definir.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.