MATO GROSSO
Feira oferece produtos da agricultura familiar no Sesc Arsenal às terças-feiras
MATO GROSSO
A feira começa às 17h com produtos de 32 agricultores familiares e segue até as 21h.
Foto: Rita de Cássia Nascimento/Seaf-MT
A oportunidade de fomentar as vendas de produtos da agricultura familiar é fruto de uma parceria da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT).
Elisa Noriko Yoshitake, que tem uma propriedade em Barão de Melgaço, é uma das expositoras. Ela oferece frutas desidratadas, sendo que parte delas, como a amora, a pitaya, banana, acerola, manga, abacaxi, laranja, limão, goiaba, são cultivadas na chácara da família.
“O foco nessa feira, de terça-feira, é oferecer produtos naturais, artesanais, sem adição de açúcar, sem lactose, sem glúten. O açúcar somente dá frutose mesmo, com exceção das variações que eu faço com chocolate 40% e 70%”, explicou.
A desidratação das frutas é uma forma de aproveitar melhor a produção. “A ideia dos meus produtos é utilizar as frutas que tenho demanda lá. Na safra das frutas, tiro as maduras, faço a higienização e congelo, e vou usando de acordo com a demanda, evitando o desperdício”, pontuou Elisa.
O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro, destacou que a feira é uma oportunidade, tanto para os produtores comercializarem sua produção quanto para a população consumir produtos de qualidade e fomentar a agricultura familiar.
“Tem muitas famílias da Baixada Cuiabana que vivem com a renda da agricultura familiar e precisamos fomentar esse segmento. E as feiras são uma forma de reforçar a importância da agricultura familiar para a região e para o Estado”, afirmou.
Foto: Rita de Cássia Nascimento/Seaf-MT
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
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