MATO GROSSO
Flávia Moretti chama Kalil de “gerente covarde” após ele não comparecer a primeiro debate
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O prefeito Kalil Baracat (MDB), candidato à reeleição em Várzea Grande, não compareceu ao primeiro debate entre os candidatos à prefeitura, realizado pelo Portal Primeira Página na noite desta quinta-feira (22). Para a candidata Flávia Moretti (PL), o atual prefeito fugiu do debate por não ter coragem de prestar contas da sua má gestão para a população de Várzea Grande.
Em seu perfil no rede social Instagram, Flávia chegou a chamar Kalil de “gerente covarde” e dizer que ele se esconder atrás do “paletó” de padrinhos políticos, os irmão Jayme e Júlio Campos, ambos do União Brasil.
“Kalil realmente vc é um gerente covarde dessa cidade. Não tem coragem de vim debater a sua cidade. De ouvir a verdade cara cara”, disse Moretti.
Já esperava que ele não viesse ao debate. Kalil tem muito a explicar para a população de Várzea Grande. Ele passou mais de 10 anos na cúpula do poder e não resolveu problemas básicos da cidade. Agora, está prometendo solucionar os mesmos problemas que prometeu que resolveria na eleição de 2020. É muito triste ver um gestor público que não presta contas de sua má gestão e trata os várzea-grandenses com descaso e desrespeito”, disse Flávia.
Durante a tarde de quinta-feira, Flávia chegou a publicou um vídeo em suas redes sociais, convocando Kalil para o debate.
“Hoje é o primeiro debate. Você vai ter coragem de estar lá ou vai se esconder atrás dos paletós de Júlio e Jayme Campos? Será que o gerente de Várzea Grande vai aparecer?”, questionou a candidata.
Tião da Zaeli, vice de Flávia na chapa, também criticou Kalil. Zaeli também afirmou que, sem o senador Jayme Campos, Kalil não consegue prestar contas do seu desgoverno.
“O gerente não tem compromisso com Várzea Grande. O fujão ficou com medo de debater os problemas da cidade com uma mulher corajosa de 1,60 m”. Ele queria mandar o Jayme para o debate, mas como não pode, então fugiu. Jayme governa Várzea Grande de Brasília, por telefone. O gerente não muda uma merendeira de escola sem que ele autorize”, disse.
Justificativa
Por meio de nota, Kalil justificou sua ausência, afirmando que estava em Brasília e não conseguiu retornar à tempo para participar do debate.
Confira a nota íntegra:
“Lamentamos informar que o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, candidato à reeleição pelo MDB, não conseguiu retornar de Brasília a tempo de participar do debate promovido pelo site Primeira Página nesta quinta-feira (22).
A nota informou ainda que O prefeito esteve em Brasília nesta data participando de reunião com o diretor financeiro do MDB nacional, Gilberto Loyola, e com o secretário-geral do MDB de Mato Grosso, Rafael Bastos.
Kalil Baracat deseja que o debate transcorra de forma democrática e propositiva e se coloca à disposição deste veículo para novas oportunidades de debates e entrevistas”.
Veja vídeo:


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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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