Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Fogo dura 39 dias e queimou área de 10 mil campos de futebol

Publicados

MATO GROSSO

Em chamas há 39 dias, o Parque Estadual Cristalino II (PEC II) teve 7.160 hectares consumidos pelo fogo, o equivalente a mais de 10 mil campos de futebol. Já no entorno do parque, a destruição alcança 10.028 hectares. Desde o 31 de julho, o fogo devasta a unidade, considerada uma das mais importantes áreas de conservação de biodiversidade do mundo e barreira ecológica no Arco do Desmatamento, na Amazônia mato-grossense. Na linha de frente do combate ao fogo, há somente oito brigadistas voluntários. Os dados divulgados foram analisados pelo Instituto Centro de Vida (ICV), com base em informações levantadas pela Nasa.

 

Edilene Amaral, consultora jurídica do Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT), destaca o tamanho continental de Mato Grosso e o desafio que é o combate aos incêndios florestais. Mas entendemos que há regiões prioritárias e onde essas ações já são, de certa forma, anunciadas e o Parque Estadual do Cristalino II, sem sombra de dúvida é uma delas. Não vimos nenhum plano de prevenção aos incêndios e tampouco ações emergenciais nos primeiros sinais de que o fogo já estava para alcançar a área. Em certa medida, podemos dizer que há uma omissão estadual na defesa dessa unidade, avaliou.

Leia Também:  VÍDEO: Em Mato Grosso, onças tem prioridade ao atravessarem ao rua, veja

 

A consultora frisa que nesta região há um cenário conflituoso de interesses entre a defesa da preservação ambiental e aqueles que invadiram uma terra pública e que buscam, a todo custo, demonstrar uma consolidação antrópica da região. Ações como essa não causam só uma imensidão de danos ambientais, elas têm como objetivo o acirramento dos conflitos fundiários e a ampliação de áreas abertas, cita.

 

O Cristalino II foi criado em 2001 com 118 mil hectares. Em janeiro de 2011, a Sociedade Comercial e Agropecuária Triângulo pediu a nulidade do decreto de criação. Em abril deste ano, o Tribunal de Justiça deu ganho de causa à empresa. Mas, em junho, a Justiça acatou pedido da Procuradoria Geral do Estado e suspendeu os trâmites da ação que anulou o decreto.

 

O governo do Estado afirmou, por meio de nota, que o incêndio florestal no Cristalino II e nas propriedades no entorno está extinto deste quarta-feira (04), apesar das imagens aéreas feitas nesta quinta-feira que mostram o fogo. O governo ainda disse que o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, orienta a região a acionar equipes em caso de reignição.

Leia Também:  VÍDEO: “Água da chuva serve mais que o DAE”; moradores em VG abastecem caixa d’água

 

GAZETA DIGITAL

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  "Espalhar fake news e aterrorizar escolas não é brincadeira e a Polícia Civil leva esse assunto muito a sério", destaca delegada-geral de MT

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Mauro Carvalho afirma: “Nossa meta é tornar mais eficiente todos os pilares da gestão pública”

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA