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Força-tarefa regulariza 49,8 mil títulos e Botelho reforça importância do voto

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JULIANA VELASCO/ITIMARA FIGUEIREDO
Fotos: VANDERSON FERRAZ

O exercício da cidadania da moradora do bairro Pedra 90, Maria Helena Pereira da Silva, estava impedido. Para se manter em dia com a Justiça Eleitoral, ela procurou o posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que atendeu quase três mil eleitores no período de 4 de abril até 8 de maio. Muitos, assim como Maria Helena, deixaram para o último dia do prazo de fechamento do Cadastro Eleitoral, o que gerou filas enormes na Casa de Leis.

O movimento foi intenso no dia 8 de maio, último dia do prazo para regularização dos títulos, e 26.645 pessoas procuraram a Assembleia Legislativa, Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento instaladas no Estado.

“Cheguei cedo para garantir o atendimento. “Meu título estava cancelado, e por isso, vim na Assembleia, isso facilitou muito”, diz a cidadã já apta para votar nas eleições municipais de 6 de outubro, deste ano.

Conforme o técnico administrativo do TRE-MT, Thiago Silvério, no mês de abril aproximadamente 200 pessoas foram atendidas diariamente na ALMT. Mas na reta final a procura aumentou significativamente, sendo regularizados 450 documentos por dia.

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O presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho, informou que somente no último dia, 667 pessoas regularizaram as pendências com a Justiça Eleitoral no posto da ALMT. “A parceria com o TRE-MT facilitou muito o acesso, e no último dia, os atendimentos foram ampliados por conta da alta procura”, frisa.

A direção do TRE-MT, segundo Botelho, atendeu a reivindicação dos deputados. “Pedimos para desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e ela autorizou a equipe ficar mais tempo na ALMT. Pois sabemos o quanto é importante regularizar o título de eleitor e participar do movimento democrático nas eleições municipais. Fiquei feliz em saber que quase 500 mil pessoas estão aptas a votar no Estado. É um número bom, avançou muito”, disse o deputado parabenizando o trabalho realizado por toda equipe do TRE-MT e parceiros.

Resultados satisfatórios

Mato Grosso tinha 201 mil títulos cancelados, a maioria por ausência às urnas ou por não terem coletado dados biométricos. Para garantir o direito do voto à população, em março deste ano, foi feito um Acordo de Cooperação Técnica com os órgãos públicos a fim de abrir postos de atendimentos na ALMT, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Tribunal de Justiça (TJMT) e Câmara Municipal de Várzea Grande.

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A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou o empenho de toda a equipe do Tribunal, magistrados, servidores, colaboradores e órgãos parceiros, ao longo de um ano (maio de 2023 a maio de 2024). Nesse período, foram realizados 516.637 atendimentos pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

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CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

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O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

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O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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