Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Forças de segurança realizam palestras em escola de Cuiabá com orientações para um trânsito mais seguro

Publicados

MATO GROSSO

Como parte da programação da campanha Maio Amarelo 2023, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em conjunto com outras forças de segurança pública, está promovendo um circuito de palestras educativas ao longo desta terça-feira (30.05) na Escola Estadual Liceu Cuiabano D. Maria de Arruda Muller, em Cuiabá.

As palestras estão acontecendo de forma simultânea por equipes do Detran, da coordenadoria de Ações Educativas, da Escola Pública de Trânsito, da Fiscalização; do Corpo de Bombeiros; Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e Sistema Socioeducativo.

As orientações tiveram início pela manhã e vão até à noite, com diversas turmas de alunos do ensino médio. Entre os assuntos abordados estão: percepção de riscos no trânsito, normas de circulação e conduta, fatores de riscos que causam acidentes de trânsito, importância da sinalização de trânsito e de atravessar na faixa de pedestre, uso do cinto de segurança, riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir, de conduzir veículo sem possuir CNH, entre outros temas importantes para a construção de um trânsito mais seguro.

Leia Também:  Secretaria de Estado de Saúde oferta 90 vagas para curso de técnico em enfermagem

“Hoje as forças de segurança estão trazendo para esses jovens temas muito importantes relacionados ao trânsito e cidadania, para que cada um possa entender o seu papel no trânsito e, principalmente, salvar vidas. Estamos mostrando para esses jovens as consequências de um mau comportamento nas vias e os orientando para uma conduta mais segura no trânsito”, enfatizou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

A diretora da Escola Estadual Liceu Cuiabano, Layane Queçada Schultz, enalteceu a iniciativa. “É muito gratificante receber essa parceria do Detran e das forças de segurança aqui conosco, trazendo esse circuito de palestras junto aos nossos alunos do ensino médio, pois muitos já estão perto de tirar sua carteira de habilitação, outros já são habilitados, e essas orientações são importantes para que eles se conscientizem melhor com o trânsito, sejam condutores mais prudentes e possam dialogar com seus pais quando perceberem que cometem condutas erradas no trânsito”, falou.

Uma das palestras do dia foi do DNIT. A chefe do setor de operações rodoviárias do órgão, Margareth Okada, comentou sobre os temas abordados em sala de aula com os estudantes.

Leia Também:  Governo apresenta potencialidades de Mato Grosso na maior feita de turismo da América Latina

“Hoje apresentamos o trabalho do Dnit, demonstração dos equipamentos de segurança viária, das sinalizações horizontal e vertical e, principalmente, das regras de segurança do dia a dia no trânsito para que possam trafegar com mais segurança e consciência”, disse.

O jovem Welyk Leite Campos Júnior foi um dos alunos que recebeu as orientações nas palestras. “Foi ótimo, pois a maioria dos alunos não tem conhecimento de como funciona o trânsito e as normas de condutas mais seguras para nos proteger e proteger outras pessoas nas vias. Muitas vezes nos preocupamos somente conosco, mas no trânsito temos que pensar no próximo também, não colocando a segurança de ninguém em risco”.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Governo apresenta potencialidades de Mato Grosso na maior feita de turismo da América Latina

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Vereadores de Cuiabá aprovam projetos e concedem honrarias

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA