MATO GROSSO
Formação e mentorias aceleram negócios criativos de Mato Grosso
MATO GROSSO
Diversas iniciativas do segmento da economia criativa em Mato Grosso estão percorrendo uma jornada de aprendizados em busca da criação de negócios rentáveis e sustentáveis. Desde outubro do ano passado, 27 projetos e negócios criativos receberam formação por meio do edital Move_MT.
Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o Labora – Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro. Até agora, os responsáveis pelos projetos selecionados participaram de reuniões de diagnóstico, workshops coletivos e receberam atendimentos individualizados em mentorias quinzenais nas áreas de gestão e tecnologia.
O encerramento das atividades será em abril deste ano, totalizando 6 meses e cerca de 2,5 mil horas de capacitação. Para a idealizadora do projeto Potências Negras Criativas, Silviane Ramos, a participação no Move_MT fez mover, literalmente, novas possibilidades para o negócio crescer.
“Somos a primeira incubadora de negócios criativos negros em Mato Grosso e participar dos workshops e mentorias trouxe um grande avanço para nos reconhecermos e fortalecermos as nossas ações. Conseguimos pensar melhor o nosso negócio, enxergar o público a ser atendido, definir a plataforma de divulgação ideal e movimentar outros negócios de pessoas pretas. O Move impulsionou ainda mais as nossas potencialidades”.
Os workshops realizados abordaram temas sobre Comportamento Empreendedor, Economia Criativa, Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Ferramentas de Prototipagem Digital. Em março, a programação inclui o workshop de Captação de Recursos.
Além dos cursos coletivos e das mentorias individuais, foram ainda ofertados encontros chamados de Café com Líderes em que fundadores ou representantes de outras iniciativas de sucesso compartilham experiências de suas atividades. Neste mês, o encontro contou com um especialista em redes sociais.
Os participantes passarão também por formação em Pitch, uma técnica de apresentação verbal concisa para despertar interesse e vender a ideia do negócio ou projeto desenvolvido. Com o aprendizado, cada empreendedor vai ressaltar os aspectos mais importantes do seu negócio à banca final do Move_MT, que fará o papel de investidor.
De Alta Floresta, Bruno Pitarello – ou Bruno do Mato – como é mais conhecido, já amadureceu várias etapas de implementação do seu negócio desde que foi selecionado no edital. Idealizador do Ponto AgroEcológico Dente-de-Leão, ele dispõe de um espaço de soluções sustentáveis, oferecendo oficinas, turismo e hospedagem vinculadas a vivências agroecológicas.
“Não tenho nem palavras para descrever o Move, está sendo melhor do que eu esperava. Participo de forma bem assídua de todas as atividades e isso está ajudando bastante na gestão e na organização do Dente-de-Leão. Agradeço muito à Secel e ao Oi Futuro por essa oportunidade”, expressa o empreendedor.
Mais sobre o Move_MT
Dividido em duas etapas, o projeto é voltado para aceleração de projetos criativos, de inovação ou de impacto sociocultural em Mato Grosso. A primeira fase ofertou workshops gratuitos sobre inovação, modelagem de negócios inovadores, ferramentas de tecnologia para negócios digitais e técnicas de Pitch. Com 200 vagas por curso de 3 horas cada um, as atividades movimentaram artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o Estado.
Na segunda etapa, a iniciativa selecionou, por meio de edital, iniciativas de vários municípios mato-grossenses para participação no ciclo de seis meses de aceleração com capacitações que visam amadurecer os processos de gestão e embarcar tecnologia no modelo de atuação.
Todas as atividades são totalmente gratuitas e realizados em ambiente virtual, por meio de plataforma de videoconferência.
Cada iniciativa selecionada no edital recebeu uma ajuda de custo como prêmio pela participação. Serão ainda distribuídos R$ 170 mil reais em recursos aos empreendedores que obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração e durante a apresentação do Pitch. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos.
As experiências e aprendizados de toda a jornada serão registrados em um e-book do projeto, que será publicado e disponibilizado gratuitamente pelo Oi Futuro e Secel-MT.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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