MATO GROSSO
FPA-MT quer agenda com governador para apontar falhas no sistema CAR 2.0
MATO GROSSO
Em reunião realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), as falhas apresentadas pelo Sistema CAR Digital 2.0 voltou a ser pauta do encontro que contou com a presença de parlamentares membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA-MT), Fórum Agro MT e representantes da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF).
Logo no início da reunião foi apresentada a carta de resposta enviada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) sobre os apontamentos feitos pelo setor produtivo das falhas encontradas no CAR 2.0. De acordo com o coordenador da FPA-MT, deputado Dilmar Dal Bosco, mensagem enviada pela Sema-MT beirou a provocação e não apresentou resultado esperado pelo setor após reuniões realizadas entre as partes.
“Tivemos uma reunião antes com os engenheiros, colocando todas as dificuldades que têm na aprovação do CAR dentro da Secretaria, nos reunimos com a Luciane Bertinatto, que representou a secretária Mauren para debater o assunto. Após isso, formalizamos por meio do Fórum Agro um documento pontuando as falhas do sistema, e infelizmente a resposta não veio a contento, veio ainda numa forma quase provocativa. Agora definimos que todos envolvidos tentarão agenda com o governador Mauro Mendes para expor toda essa situação que tem trazido enorme dor de cabeça aos produtores”, explicou Dal Bosco.
No mês de junho a FPA-MT e o Fórum Agro MT já haviam participado de reunião com representantes da Sema-MT para dialogar sobre o problema. Na ocasião houve o entendimento que os problemas seriam sanados após atualizações do sistema, fato que ainda não ocorreu.
“Ressaltamos que somos totalmente a favor do sistema o CAR 2.0, mas sem que esse processo traga problemas ao produtor. Nós continuamos recebendo reclamações do setor dos engenheiros florestais, os problemas continuam, e não foi apresentada uma solução. Em alguns casos o sistema apontou curso d’água onde não existem, estradas como áreas degradadas e isso traz uma série de transtornos para o produtor, que necessita comprovar que está regular, que aquilo é um erro do sistema”, ponderou o diretor executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno.
Lei Nacional de Licenciamento Ambiental
O ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal Neri Geller também participou da reunião e alertou para os riscos dos vetos à Lei Geral de Licenciamento Ambiental, que segundo ele podem comprometer a produção agrícola e a infraestrutura no país
“Se não derrubar os vetos o produtor vai ficar inadimplente. Nós sabemos que o licenciamento é importante para a produção, mas ele é importante também para a geração de emprego, renda e principalmente para a questão ambiental. A meu ver Mato Grosso tem que ficar atento a pelo menos cinco itens do documento, como a dispensa do licenciamento ambiental somente para as propriedades que estão com o CAR aprovado, e nós sabemos que o estado não consegue aprovar todos os processos para isso. E aí, o produtor vai ficar inadimplente por causa desse ponto?”, indagou Geller.


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
MATO GROSSO12 horas atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá