MATO GROSSO
Galeria de Artes Lava Pés recebe nova exposição nesta terça-feira (05)
MATO GROSSO
A mostra tem entrada gratuita e fica aberta ao público até 30 de dezembro. A parceria dos artistas, que são da mesma família, é também uma homenagem à avó deles, Dona Maria Apolônia, conhecida como Dona Bugra, benzedeira e raizeira. Ela era uma mulher simples, descendente de indígenas, que amava a natureza e conhecia o poder curativo das plantas.
“Nossa avó era analfabeta, não tinha estudo, mas trazia consigo a força da oralidade. Gostava de acolher os netos, fazer os bolos preferidos, reunir a turma para contar histórias. Se decidimos abraçar a arte, certamente ela nos influenciou”, afirma a artista plástica Neide Silva.![]()
Composta por telas e instalações, a exposição é resultado do intercâmbio criativo e troca de memórias familiares dos quatro artistas cuiabanos, que trazem obras com temáticas relativas à identidade, natureza, raízes culturais, tradições, memórias e pertencimento.
O edital Viver Cultura contou com R$ 10 milhões para fomentar a criação e o desenvolvimento de experiências artístico-culturais, práticas, vivências culturais, ações formativas, atividades de livre demanda, circulação, festivais, mostras e exposições. Ao todo, foram selecionados 266 projetos, que apresentam a diversidade cultural do Estado.
Serviço
Abertura da exposição Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos
Data: Terça-feira (05.12)
Horário: Às 19h
Local: Galeria de Artes Lava Pés (piso térreo da Secel) – Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT
Visitação: 06 a 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Entrada: gratuita![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO7 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO7 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS7 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão