Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Gestão Emanuel Pinheiro atende com climatização total 98,8% das unidades de ensino de Cuiabá; Projeto foi delineado pela primeira-dama

Publicados

MATO GROSSO

Implementado pela gestão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, desde o ano de 2017, chega em abril de 2024 com 167 unidades de ensino com todas as dependências climatizadas. Nesta manhã (29), o prefeito Emanuel Pinheiro entregou à população a 27ª unidade escolar reformada durante a segunda gestão: a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Tereza Benguela, localizada no bairro Jardim Comodoro. No total, o Município conta com 169 unidades atendendo a mais de 58 mil alunos.

“Antes da gestão atual, muitas das escolas não contavam com climatização adequada. Apenas cerca de 20% delas tinham climatização. Agora, estamos a apenas duas unidades de alcançar a meta de ter todas as escolas totalmente climatizadas e humanizadas, em todos os seus espaços. Este foi um compromisso assumido, uma promessa para a população cuiabana, para a comunidade escolar, os educadores, os pais e, especialmente, as crianças. É uma questão de dignidade, de enfrentamento das condições climáticas tão adversas em uma cidade como Cuiabá”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Vídeo: Acidente na BR-163 é registrado em cima da ponte

Ele avalia que “a climatização é uma forma de humanizar a realidade em praticamente todas as unidades. As duas restantes ainda não foram equipadas, mas já fizemos a solicitação à Energisa por meio da secretaria de Educação Edilene Machado, e estamos aguardando que providenciem a instalação da rede elétrica. Assim que isso for feito, todas as unidades escolares da capital de Mato Grosso terão ar-condicionado em todas as suas dependências, proporcionando dignidade aos profissionais da educação e às nossas crianças”.

Emanuel Pinheiro ainda reforçou o compromisso feito com a população. “Estamos intensificando nossos esforços na área da educação pública municipal e continuaremos entregando mais unidades renovadas. Na semana que vem, teremos mais oportunidades e até o final do ano, mais escolas serão entregues, mantendo um ritmo cada vez mais acelerado para beneficiar a educação pública e a nossa comunidade como um todo”.

Climatizar é Humanizar

A formatação do projeto que assegura a climatização em todos os ambientes das unidades escolares atendeu a uma demanda da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. “A garantia do bem-estar das crianças, dos profissionais é o alicerce da gestão. Estudar em um ambiente especialmente preparado, com boa iluminação, merenda de qualidade garantida, subsidiam o processo de ensino-aprendizagem, que é um sucesso conforme os dados do Ideb”.

Leia Também:  VÍDEO: Veja as imagens da "Destruirão" provocada pelo "Garimpo Ilegal" dentro da reserva indígena Sararé, no município de Pontes e Lacerda.

Além do espaço confortável, os alunos contam com a entrega do kit material escolar, do uniforme, além do atendimento oftalmológico, por meio do programa “Enxergar é Humanizar”, que projeta para o ano de 2024 mais de duas mil consultas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Atletas inscritos na 1ª Corrida SER Família dos Anjos podem retirar o kit atleta a partir desta quinta-feira (18)

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Inscrições para o Pré-Enem Digit@l MT continuam abertas até dia 8 de março

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA