Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Gilberto Cattani pede desculpa a feministas que protestavam durante sessão nesta quarta-feira

Publicados

MATO GROSSO

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL), usou a tribuna durante a  sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALMT) desta quarta-feira (7), para pedir desculpas às feministas presentes na sessão que protestavam contra suas declaração comparando mulheres a vacas, na Frente Parlamentar Pró-Vida da Casa. Após as declarações polêmicas, Catanni virou alvo de investigação por quebra de docoro na Comissão de Ética da AL.

Durante o pedido de desculpa, Catanni chegou a citar um versículo bíblico de Jó 3:16 para justificar seu posicionamento contrário ao aborto e em defesa da família tradicional.

“Como diz o versículo, essas crianças que não virão à luz e essas que não têm direito de ver a luz, são essas, senhora presidente, que defendemos na Frente Parlamentar Pró-Vida. Foi ali que, na nossa maneira simples, nós fizemos uma analogia entre uma gestação e outra. Isso foi manipulado pela mídia e virou o que virou hoje”, declarou o parlamentar.

As ativistas chegaram no início da manhã na frente da AL, em seguida subiram para as galerias da Casa no Plenário das Deliberações.

Leia Também:  Sema apresenta política ambiental de MT aos embaixadores da União Europeia e Finlândia

Os gritos de “fora Cattani” e “vai cair” fizeram fundo nas discussões das matérias da Ordem do Dia colocadas para votação. As mulheres organizam, ainda, outras ações nas ruas para recolher mais assinaturas para a cassação do deputado.

“Para essas pessoas, minhas sinceras desculpas, pois não tive intenção de agredir quem quer que seja, minha intenção é defender os valores que elenquei”, dirigiu-se o deputado às feministas.

Ainda durante sua fala, Cattani lembrou seus projetos de lei aprovados na AL que garantem o porte de arma a mulheres vítimas de violência doméstica, proposição que garante direitos a gestantes até o parto e o PL que determina o sexo biológico como único critério para definir o gênero de atletas em competições femininas.

“Viemos defender os valores que consideramos essenciais. Entre eles, a defesa da família, a defesa da mulher, a defesa do nosso cidadão, a  defesa da nossa liberdade de fazer exatamente o que está acontecendo aqui, se manifestar”, declarou o bolsonarista.

Cuiabá Notícias

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Segunda-feira (21): Mato Grosso registra 721.678 casos e 14.847 óbitos por Covid-19

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA