Eleições 2022
Gisela Simona afirma ter feito campanha propositiva e está confiante no resultado das urnas
MATO GROSSO
Gisela Simona percorreu as principais vias de Cuiabá e Várzea Grande na manhã deste sábado (01.10) com uma grande carreta. Candidata a deputada federal pelo União Brasil, a servidora do Procon-MT está confiante na vitória e segue até a noite realizando visitas e reuniões.
No trajeto, foram muitas as manifestações de pessoas que transitavam de carro ou a pé pelas ruas, que saíram na porta dos estabelecimentos comerciais para acenar e manifestar o seu apoio à Gisela.
A candidata disse que a força que recebeu da família, dos colegas de trabalho, amigos, e de todos aqueles que não a conhecem pessoalmente, mas acompanham sua luta em defesa do consumidor foi fundamental para que chegasse na reta final confiante na vitória.
“Fizemos uma campanha limpa, olho no olho, um trabalho focado em levar nossas propostas para o eleitor, no corpo a corpo, nós caminhamos pelas ruas, ouvimos o anseio das pessoas, suas angústias e expectativas”.
A servidora pública entende que o eleitor está em busca de renovação e está cada vez mais crítico e interessado em conhecer o passado dos candidatos. “E mais do que isto. O eleitor está interessado em propostas concretas para melhorar a qualidade de vida do povo mato-grossense e para impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado. E nós temos 40 propostas para Mato Grosso”, completou.
Sobre Gisela Simona
Servidora pública e advogada, Gisela Simona foi superintendente do Procon por nove anos, obteve 50.682 votos para deputada federal em 2018, 52.191 votos para prefeita de Cuiabá em 2020, e busca a eleição para a Câmara dos Deputados nestas eleições de 2022 pelo União Brasil com 40 propostas para Mato Grosso divididas em sete eixos: defesa dos direitos do consumidor e contribuinte, valorização das mulheres, defesa e valorização dos serviços públicos, saúde pública de verdade, geração de emprego e renda, proteção socioambiental e a causa animal.
Fonte: Eleições 2022
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.