3 de Maio de 2025
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Governador assina convênios no valor de R$ 34,1 milhões para habitação, asfaltamento e compra de equipamentos hospitalares

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O governador Mauro Mendes assinou, nesta terça-feira (22.03), convênios na ordem de R$ 34.176.500,00 para a construção de 1.536 casas, pavimentação asfáltica e para a aquisição de equipamentos hospitalares em Lucas do Rio Verde.

Na área de habitação, o governo irá investir R$ 23 milhões, por meio do Programa Ser Família Habitação, para a construção de 1.536 unidades habitacionais no condomínio Águas do Cerrado. O empreendimento é uma parceria do Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos (MTPAR), com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, que doou o terreno para a construção do novo projeto habitacional.

As moradias serão financiadas com recursos do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, que financiará 80% do valor do imóvel, e o Governo do Estado subsidiará os outros 20% do valor, correspondendo à entrada do financiamento.

Conforme o governador Mauro Mendes, o Estado vai subsidiar em cada casa o valor de R$ 15 mil, o governo federal entrará com R$ 17 mil e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde doará o terreno, que equivale ao valor de R$ 10 mil.

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“Assinamos convênio para 1.536 casas em Lucas, mas a nossa meta é fazer 20 mil casas em todos os municípios de Mato Grosso e, para isso, já temos recurso no valor de R$ 300 milhões para dar subsídio no valor de R$ 15 mil por casa. Isso vai fazer baixar muito a prestação da casa e milhares de pessoas poderão comprar e ter um lar para chamar de seu”.

O secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, destacou que dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, apenas seis estão investindo em habitação e Mato Grosso está entre eles.

“Estamos presenciando aqui hoje um bom exemplo da parceria entre os três níveis de governo: o federal, que aportou uma parte do recurso, o estadual, que viabilizou a finalização da obra, e o municipal, que isentou várias tarifas de impostos Das casas. Infelizmente, não é em todo lugar que podemos contar com essa parceria. O governo de Mato Grosso vem dando reiteradas demonstrações de parcerias e essa é mais uma delas”.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para colocar em andamento as obras do novo projeto habitacional do município. “Ter a casa própria é o sonho de qualquer família e, hoje, graças a essa parceria com o Estado, por meio da MTPAR, estamos assinando esse convênio para investir na habitação e realizar o sonho de muitos Luverdenses”.

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Outro convênio assinado com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde foi para a implantação, pavimentação asfáltica e drenagem de estrada vicinal, com extensão total de 18 km. O valor total do investimento é de R$ 13,7 milhões, com repasse de R$ 4,9 milhões do Governo do Estado pelo programa Mais MT Agroestradas.

O governador Mauro Mendes também assinou autorização para transferência de recursos no valor de R$ 6.276.500,00 para a aquisição de equipamentos para o hospital São Lucas. Os recursos são o Fundo Estadual de Saúde.

Estiveram presentes no evento Secretários de Estado, o senador Wellington Fagundes, vice-governador Otaviano Pivetta, deputado estadual Xuxu Dal Molin, prefeito de Lucas, prefeito de Sinop, Roberto Dorner, e autoridades locais.

Fonte: GOV MT

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Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT

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Contagem regressiva para o Dia das Mães intensifica preparação do comércio. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 53% da população economicamente ativa no estado pretendem fazer compras e a estimativa de movimentação financeira na economia local é de R$ 395 milhões. A data é considerada uma das principais do calendário varejista no primeiro semestre.

Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados planejam almoçar em restaurantes para celebrar a data, enquanto 12% dizem optar por um jantar especial. Outros 6% revelaram que consideram fazer uma viagem no fim de semana do Dia das Mães. Segundo a gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o aquecimento na demanda nos setores de alimentação fora do lar e turismo é uma grande oportunidade para as empresas dos segmentos.

“Restaurantes e bares podem investir em menus especiais para a data, pacotes promocionais para famílias e reservas antecipadas. Já os hotéis e pousadas tendem a criar pacotes para aqueles que desejam celebrar a data com uma experiência diferenciada. Para isso, promoções ou descontos podem ser atrativos. Já as agências de turismo podem ofertar passeios de curta distância, promovendo destinos próximos e momentos relaxantes para as mães”, pontuou Trentino.

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Dentre as opções de presentes, roupas estão no topo da preferência (51%) dos consumidores, seguidas por calçados (40%) e chocolates (37%). Itens como cestas de café da manhã (29%), bolsas (23%), flores (20%) e perfumes (18%) também foram mencionados. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 498 para presentear na data. Em Várzea Grande e Sinop, o ticket médio é ainda maior e ultrapassa a quantia de R$ 760.

Tendências de consumo

Ainda conforme a pesquisa, 23% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas sobre qual presente escolher. Para 64%, promoções e descontos são fatores decisivos na hora das compras e 63% priorizam a qualidade dos produtos. Apesar das cifras superlativas no potencial comercial do Dia das Mães para economia mato-grossense, o cenário macroeconômico deve impedir resultados mais expressivos para empresas do comércio local.

De acordo como o levantamento, há uma queda expressiva na intenção de compra nesta época, que diminuiu 24 pontos percentuais em relação a 2024 – reflexo da alta dos preços e insegurança financeira. No caso da movimentação financeira estimada de R$ 395 milhões, a perda é de 26% em relação ao mesmo intervalo.

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Por tabela, o panorama força o consumidor a ter mais cautela. Mais da metade (54%) revelam que farão a boa e velha cotação de preços em busca do melhor custo-benefício. Quanto aos canais de pesquisa e aquisição, as lojas físicas do comércio de rua e shopping centers lideram as escolhas. Mesmo com a tendência de comparação de valores de produtos e serviços, as compras de Dia das Mães devem ficar para a última semana antes da data, conforme 57% dos entrevistados.

O grande fluxo “em cima da hora” pode gerar picos de demanda na véspera da comemoração, o que exige atenção redobrada do comércio para atender à alta procura.

Dados do levantamento

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre 13 de março e 1º de abril de 2025, em Mato Grosso. Foram entrevistados 1.070 residentes maiores de 18 anos de todo o estado. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

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