Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governador cita desafios e aponta que políticas de alfabetização em MT estão indo “no caminho certo”

Publicados

MATO GROSSO

Durante evento em Brasília, Mauro discursou sobre o avanço da Educação em Mato Grosso e destacou programas que têm sido fundamentais para a recuperação da aprendizagem

O governador Mauro Mendes afirmou que as políticas públicas de alfabetização em Mato Grosso estão indo no caminho certo, e ressaltou a parceria junto com o Governo Federal e municípios para conquistar mais avanços.

A fala ocorreu durante a reunião sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizada com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília (DF), nesta terça-feira (28.05).

Mauro Mendes destacou que o Brasil precisa avançar muito na Educação como um todo, já que o país coleciona índices ruins nos principais indicadores mundiais.

“Grande parte de todos nós crescemos nesse país ouvindo dizer que o Brasil é o país do futuro e que a educação vai garantir esse futuro. Eu acredito que muitos esforços foram feitos por todos, entretanto os resultados estão longe do que essa frase pode representar. Se olharmos o Pisa [indicador mundial de qualidade educacional em 81 países], o Brasil está na posição 65º em matemática, 62º em ciência e 52º em leitura. No IEA [Índice de Eficiência Acadêmica], o Brasil é o 61º país entre os índices, o que significa dizer, por esses números, que nesse grande esforço, talvez, que a nação brasileira fez ao longo de muitas décadas, algo não deu certo”, destacou.

Leia Também:  Gasolina volta a ser preferência de 50% dos motoristas e arrecadação estadual aumenta

Mauro citou um exemplo de boas práticas na alfabetização, como o Programa Alfabetiza MT, que ajudou o Estado a avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), elevando Mato Grosso da 22º posição para 19º no índice. O programa tem premiado os estudantes e profissionais da educação que conseguem os melhores resultados nos índices de alfabetização.

O governador também parabenizou o Governo Federal pela iniciativa do o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para melhorar os índices de alfabetização em todo o país.

‘’O Ceará é um Estado que serve de exemplo para todos nós. Mantiveram uma política muito bem planejada e muito bem executada. É isso que nós precisamos, e acredito que é isso que neste momento estamos construindo. Quando eu vi a política apresentada em diversas outras oportunidades pelo ministro Camilo, tive certeza que nós estamos construindo, com a colaboração de todos, um diálogo franco e aberto, que nos direciona para um caminho que poderá levar o Brasil a mudar esses números”, afirmou.

Alfabetiza MT

Leia Também:  Reativados pela Seduc, grêmios estudantis já estão presentes em 76% das escolas estaduais de MT

O programa já impactou 102.582 estudantes e 6.154 professores, assegurando o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e transformadora com a garantia de materiais de qualidade e investimentos em infraestrutura.

Em 2023, o Governo do Estado investiu R$ 8,2 milhões e beneficiou mais de 200 escolas da Rede estadual de Ensino com o Prêmio Avalia MT, destinando prêmios por meio de recursos financeiros às escolas com melhores resultados de alfabetização, e apoio financeiro para aquelas com baixos índices de desempenho nas avaliações.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Projeto Autismo na Escola transforma desafios em conquistas com apoio da primeira-dama de MT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA