MATO GROSSO
Governador e primeira-dama inauguram Natal Abençoado na Arena Pantanal: “Queremos promover espaços como esse para toda a família”
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes inauguraram, na noite desta quinta-feira (14.12), o Natal Abençoado do SER Família.
O espaço, localizado na Arena Pantanal, em Cuiabá, passa a ser palco das comemorações natalinas até o dia 30 de dezembro.
“O que nós queremos, como Governo do Estado de Mato Grosso, é promover espaços como esse, de entretenimento e diversão para as crianças, para os adultos e para toda a família cada vez mais”, afirmou o governador.
Por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), sob a gestão do Governo do Estado, e com o apoio das Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), cerca de 5 mil m² da Arena Pantanal se transformaram 14 cenários natalinos.
Mauro lembrou que este também é um momento de comunhão, amor e fé – os valores mais importantes do Natal.
“Não podemos nos esquecer do verdadeiro sentido desta época, o sentido da fé, do nascimento do menino Jesus Cristo, que ilumina todos nós. Que Deus abençoe todos que irão passar por aqui para que possam aproveitar ao máximo cada momento”, disse.
O governador agradeceu todos os profissionais que se dedicaram em concretizar o projeto mais uma vez em 2023. Está é a terceira edição do evento.
“Este projeto é fruto da sensibilidade e empenho do meu amor, Virgínia Mendes, e de outros tantos profissionais que acreditaram nesse sonho. Agradeço todos os envolvidos e faço um convite para que a população venha visitar e aproveitar o espaço encantado construído aqui”, finalizou.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, também reforçou o convite a todos os mato-grossenses e agradeceu a cooperação entre as secretarias e apoiadores para a consolidação do espaço.
“Tudo foi preparado com imenso amor, para espalhar alegria e despertar o encanto e solidariedade nos corações das famílias. Então quero convidar os mato-grossenses para prestigiar o Natal Abençoado. Agradeço de coração a toda equipe da Setasc, da Secel e da Unaf que foram fundamentais para que tudo saísse perfeito. E à Assembleia Legislativa pelo apoio financeiro por meio de emenda parlamentar”, disse.
A entrada para o evento é gratuita, mas quem tiver condições pode doar caixas de chocolate Nestlé ou Lacta, leite em pó ou fraldas descartáveis (um item de cada por família). Os itens arrecadados irão beneficiar entidades cadastradas na Setasc. As doações não são obrigatórias.
O evento inicia diariamente às 18h e vai até às 22h.
Excepcionalmente nos dias 24 e 25 de dezembro, a Arena estará fechada ao público.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.