MATO GROSSO
Governador garante que irá manter “ritmo forte” de investimentos para 2023 em Mato Grosso
MATO GROSSO
Em entrevista à Jovem Pan nacional, nesta terça-feira (03.01), o governador Mauro Mendes garantiu que irá manter o “ritmo forte” de investimentos em Mato Grosso neste ano.
De acordo com ele, a previsão é continuar aplicando mais de 15% da Receita Corrente Líquida (RCL) em investimentos. A RCL é a soma daquilo que é arrecadado pelo estado, com exceção dos repasses destinados aos poderes.
“Em 2021 e 2022, fechamos investindo acima de 15% da receita. E isso é muito bom, porque quando você investe, melhora a Infraestrutura, melhora a Educação, a Saúde. Você devolve ao cidadão aquilo que todos nós pagamos de impostos, entregando bons serviços públicos. Temos uma previsão de investir esse ano acima de 15% também”, afirmou.
Entre os principais pilares de investimento, Mauro Mendes citou a construção de seis grandes hospitais, além de recursos para a Educação, Infraestrutura e Social.
“Vamos manter um ritmo forte para recuperar a qualidade da Educação, continuar investindo em Infraestrutura, com destaque especial para a construção de casas próprias, e tudo isso que eu estou falando nós já temos os recursos garantidos. As obras de Infraestrutura estão acontecendo independente de recursos federais. Hoje conseguimos caminhar com as próprias pernas. Nesses quatro anos, conseguimos asfaltar 2500 km. É um recorde em Mato Grosso e no Brasil”, pontuou.
A estadualização da BR-174 no trecho de Castanheira a Colniza, agora MT-174, e a solução dada para os problemas da BR-163, também foram mencionadas pelo governador como exemplos do avanço da logística em Mato Grosso.
“Chegamos a estadualizar uma rodovia federal, que agora é a MT-174, e já iniciamos o programa de asfaltamento. E a famosa BR-163 de Cuiabá a Sinop, que era uma das concessões do pacote de 2013 e fracassou, com mais de 800 km, não houve solução pelo mercado e o Governo de Mato Grosso está em vias de assumir, o que deve ocorrer ainda em janeiro. Estamos comprando essa concessão federal e vamos aportar mais de R$ 1 bilhão para fazer as ações necessárias para as obras previstas na rodovia, melhorando a logística”, disse.
Para Mauro Mendes, o início das obras da 1ª Ferrovia Estadual – viabilizada pelo Governo do Estado – também é um marco para a logística e o avanço da industrialização em Mato Grosso.
“A chegada da ferrovia vai ajudar não só a melhorar a logística do agro, mas vai ser a ferrovia da indústria, pois nos liga aos grandes centros consumidores do sul e sudeste. Vai ajudar a trazer matéria-prima mais barata e escoar aquilo que poderá ser produzido com essa industrialização das commodities. E essa industrialização já começou. Na indústria de etanol de milho, por exemplo, Mato Grosso já é líder. Isso mostra que o processo de industrialização dos produtos primários vai se manter firme”, concluiu.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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