Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governador propõe criação de agência para promover investimentos em Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

O governador Mauro Mendes enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa que visa a criação de uma agência especializada na “atração de investimentos e a promoção comercial dos produtos e serviços do Estado de Mato Grosso”, a Agência Mato-Grossense de Promoção de Investimentos e Competitividade – INVEST MT.

A proposição foi encaminhada nesta terça-feira (02.07).

De acordo com o governador Mauro Mendes, a criação da agência – que ficará vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – vai permitir a redução da burocracia que, muitas vezes, dificulta o empreendedorismo no estado.

“Nossa equipe técnica buscou uma maneira de vincular e integrar junto aos empreendedores, um serviço que fosse desburocratizado na captação de investimentos em Mato Grosso. Analisamos a experiência extraída das atividades realizadas por outras Agências de Promoção de Investimentos no país e constatamos que o setor tem obtido resultados significativos na captação de investimentos”, registrou.

A INVEST MT será responsável por buscar, no Brasil e no exterior, oportunidades de investimentos, auxiliando sociedades empresárias a se instalarem em Mato Grosso. Além de apoiar ações que fomentem o ambiente de negócios, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da competitividade da economia regional.

Leia Também:  MT Hemocentro convoca doadores de sangue para repor estoque

Mauro ressaltou que a criação da agência segue o mesmo padrão das medidas já adotadas pelo Governo de Mato Grosso, direcionadas ao avanço do desenvolvimento econômico.

“Com a criação da INVEST-MT, vamos otimizar e igualar a colaboração entre os órgãos e entidades estaduais com setores privados, aprimorando as condições competitivas para fortalecer a busca e promoção de investimentos. Essa ação vai impulsionar outros setores, como o desenvolvimento tecnológico, e o aumento das exportações, incentivando a inovação e melhoria do ambiente de negócios”, completou.

Além de atuar na promoção de investimentos, a INVEST-MT também deverá pactuar as informações que contribuam para o desenvolvimento do Estado, e acompanhar a atividade empresarial das sociedades assistidas, compilando informações e estatísticas relacionadas ao crescimento do estado. Com objetivo de evidenciar Mato Grosso, a agência também deverá atuar em feiras e eventos no âmbito de suas atribuições, promovendo os produtos mato-grossenses dentro e fora do Brasil.

A proposta agora será analisada pelos deputados e, assim que aprovada, retorna para sanção do governador.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Paciente denuncia ex-BBB mato-grossense Marcos Harte por procedimento estético mal sucedido

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA