MATO GROSSO
Governador recebe comitiva da Indonésia, Congo e Banco Mundial nesta quarta-feira (3)
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes recebe, nesta quarta-feira (03.05), representantes da Indonésia, República Democrática do Congo e do Banco Mundial, para apresentar as medidas adotadas em Mato Grosso para a redução das emissões de gases do efeito estufa. O encontro ocorre no Palácio Paiaguás, às 15 horas.
Dentre os programas a serem apresentados pelo Governo de Mato Grosso estão o MT Carbono Neutro e o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e o MT Produtivo, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
Mato Grosso é considerado um dos precursores mundiais na implementação de medidas ambientais para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Além de ter aderido à campanha Race to Zero, da Organização das Nações Unidas, que pretende neutralizar as emissões até 2050, o Governo de Mato Grosso propôs acelerar o processo no Estado, por meio do Carbono Neutro MT, cuja meta é reduzir 100% das emissões de carbono até 2035.
Além do encontro no Palácio Paiaguás, a comitiva também irá percorrer, até domingo (07), cooperativas e comunidades sustentáveis, como a Comov, em Alta Floresta, e a Coopervila, em Paranaíta. Ambas são exemplos de produção sustentável, aliando as boas práticas ambientais à agricultura familiar.
Serviço
Governador recebe comitiva da Indonésia, Congo e Banco Mundial
Data e hora: quarta-feira (03.05), às 15h
Local: Palácio Paiaguás
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.