MATO GROSSO
Governo apresenta melhorias que serão realizadas na MT-130 em Primavera do Leste e Paranatinga
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso realiza duas audiências públicas na próxima terça-feira (16.05) para apresentar obras de melhorias que serão realizadas pela concessionária Rota dos Grãos na MT-130. As audiências serão realizadas de forma híbrida, sendo presencialmente nas câmaras municipais de Primavera do Leste e Paranatinga e virtual, com transmissão pelo YouTube.
As audiências são promovidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT).
As obras que serão apresentadas estão previstas para ocorrer na travessia urbana, tanto do município de Primavera do Leste, quanto em Paranatinga. As intervenções estão previstas no contrato de concessão firmado com a Concessionária Rota dos Grãos, que desde 2021 é responsável pela administração de um trecho de 140,6 km da rodovia, entre as duas cidades.
Cabe à concessionária, por meio da cobrança de tarifa de pedágio, justamente prestar serviços de recuperação e melhoramentos, manutenção e conservação da rodovia.
Em Primavera do Leste, a audiência será realizada ás 10h, na Câmara Municipal, localizada na Avenida Primavera, nº 300, bairro Primavera II e no youtube, por meio do link https://youtube.com/live/pBo7mb3ggbk
Já em Paranatinga, a audiência pública está marcada para as 16h, no endereço da Câmara Municipal, na Rua Monteiro Lobato, nº 707, Centro. O link da transmissão no Youtube é: https://youtube.com/live/5L5D_KBwTeI
Para os cidadãos que participarem da audiência pelo Youtube, será garantido o direito a manifestação por meio de um link específico, que deverá ser solicitado no chat da transmissão.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.