MATO GROSSO
Governo de Mato Grosso abre inscrições para programa de aceleração de negócios criativos
MATO GROSSO
“O programa que damos continuidade traz uma visão profissional e econômica da cultura, o que leva à autossuficiencia e a um processo de produção e entrega de qualidade. É um investimento que fomenta a produção cultural do Estado e, acima de tudo, faz com que as cadeias produtivas possam ser ampliadas e fortalecidas para ter independência”, expôs o governador Mauro Mendes.
Com atividades gratuitas, o programa é voltado para aceleração de projetos criativos, de inovação ou de impacto sociocultural. As capacitações visam amadurecer os processos de gestão, de forma a fomentar o potencial dos negócios e o desenvolvimento da economia criativa em Mato Grosso.
Na primeira edição, foram selecionadas 30 iniciativas para o ciclo de aceleração gratuito de seis meses, que incluiu mais de 1.700 horas de workshops coletivos e mentorias individualizadas. Foram atendidos empreendedores de variados municípios mato-grossenses e de diferentes segmentos, como audiovisual, música, cultura popular, mídias digitais, moda, gastronomia, design, dentre outros.
De acordo com o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, o MOVE_MT já mudou a vida de muita gente e avança para atender ainda mais empreendedores criativos graças à confiança depositada pelo Governo de Mato Grosso.
“Agradecemos por tudo que o governador Mauro Mendes tem feito para levar Mato Grosso a um nível bastante elevado, tanto na cultura quanto no esporte. Assim, com políticas públicas continuadas, conseguimos avançar, e avançar muito, e hoje estamos aqui celebrando e dando sequência a esse programa incrível, que dá suporte para que o setor cultural tenha negócios também perenes e sustentáveis”, afirmou o secretário.
Para a realização do programa, a Secel conta com a expertise do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade para impacto social. Com sede no Rio de Janeiro (RJ) e atuação em todo o país há 21 anos, o instituto é responsável pela execução das atividades de formação e de articulação.
“Nossa matéria-prima é construir futuros coletivos e no plural, e em parceria chegamos mais longe. Hoje, o Governo de Mato Grosso é um dos maiores parceiros que temos e é também referência no país de um programa bem-sucedido. O MOVE_MT é um programa sobre sustentabilidade, um investimento com resultado duradouro”, destacou Carla Uller, gerente executiva de Programas e Projetos do Oi Futuro.
MOVE_MT 2
Por meio de edital público, MOVE_MT 2 vai selecionar até 20 iniciativas de negócios criativos, de inovação e de impacto sociocultural para participar do ciclo de aceleração. Com seis meses de duração, a jornada oferece cerca de 1.700 horas de capacitação e mentorias em gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação com o objetivo de criar negócios rentáveis e sustentáveis.
Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.
As inscrições para o novo ciclo de aceleração estão abertas até o dia 2 de maio, nos sites do instituto Oi Futuro (www.oifuturo.org.br) e da Secel (www.secel.mt.gov.br). Podem se inscrever empreendedores da economia criativa de Mato Grosso, incluindo setores tradicionais e emergentes, como artesanato, audiovisual, música, moda, gastronomia e design.
Durante o lançamento da segunda edição do Programa, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) apresentou também o Observatório da Cultura, uma plataforma de gestão e compartilhamento de informações sobre os impactos das atividades culturais na economia do Estado.
Programa MOVE_MT 2
Prazo: até 02 de maio de 2023
Inscrições: www.oifuturo.org.br/editais/move_mt/; www.secel.mt.gov.br/editais-cultura
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Cervejas especiais da linha Black Princess conquistam três medalhas em Concursos de cerveja

A cerveja Black Princess, do Grupo Petrópolis, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em dois dos principais Concursos de Cervejas do país, realizados esta semana em Santa Catarina. Na noite de quarta-feira (12), a Black Princess Doctor Weiss ganhou a medalha de ouro na categoria South German-Style Kristal Weizen, no tradicional 13° Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. Na terça-feira, (11), na primeira edição do Concurso Brasileiro de Cervejas no Balneário Camboriú, a Doctor Weiss totalizou 94 pontos e ficou com o segundo lugar na categoria South German-Style Kristal Weizen. Já a Black Princess Tião Bock, que traz em sua receita uma mistura exclusiva do estilo alemão Bock com a típica rapadura brasileira, ganhou 92 pontos e ficou com o terceiro lugar na categoria Speciality Beer.
Nos últimos anos, as cervejas do Grupo Petrópolis ganharam mais de 40 prêmios em concursos nacionais e internacionais e as especiais de Black Princess têm forte presença nessa lista. Em 2023 e 2022, a Doctor Weiss ganhou medalha de bronze no Brasil Beer Cup, um dos maiores concursos técnicos de cervejas da América Latina. A Doctor Weiss conquistou também outros dois prêmios internacionais: medalha de ouro no Australian International Beer Awards (2019) e melhor cerveja brasileira no World Beer Awards no Reino Unido (2018), ambos na categoria South German-Style Kristal Weizen. A Tião Bock também tem recebido prêmios, como a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas (2023 e 2021) e no Brasil Beer Cup (2021).
Os eventos de Balneário e Blumenau reuniram mais de 100 cervejarias, mais de 3 mil amostras de 27 países. O corpo de jurados incluía convidados internacionais escolhidos com base na expertise técnica em concursos cervejeiros.
“Estamos muito contentes com o resultado das especiais de Black Princess nos concursos. A Doctor Weiss é uma cerveja premiadíssima, um sucesso. Já a Tião Bock mostra a criatividade de nossos mestres cervejeiros em harmonizar um ingrediente tão brasileiro como a rapadura a um estilo tão tradicional, que é o Bock. Black Princess tem sido premiada em diversos concursos e essas novas medalhas confirmam a qualidade e o cuidado com que produzimos nossas cervejas especiais”, comenta Bruna Alonso, gerente de Marketing do Grupo Petrópolis.
Além de premiar as melhores cervejas, os concursos também oferecem um parecer técnico detalhado sobre as amostras inscritas, o que ajuda as cervejarias nos processos de produção, garantindo maior qualidade e inovação no mercado. A linha de especiais de Black Princess é produzida com exclusividade na fábrica de Teresópolis/RJ.
Conheça mais das cervejas premiadas:
Doctor Weiss
A Black Princess Doctor Weiss é uma cerveja de trigo, refrescante e saborosa. Com coloração dourada brilhante e espuma extremamente cremosa, tem notas frutadas e de especiarias, que são percebidas tanto no aroma quanto no paladar. Tem amargor de 16 IBU, teor alcóolico de 5,2% e corpo médio. É ideal para ser bebida em copos no estilo Weiss ou Pint e harmoniza muito bem com frutos do mar, peixe e torta de banana. No Concurso, a cerveja ganhou nota 94.
Tião Bock
Já a Black Princess Tião Bock é uma cerveja especial, com a receita Bock da Alemanha, mas um componente totalmente brasileiro: a rapadura, além de água, malte e lúpulo. Combina amargor médio e doçura. Com um corpo médio, amargor de 26 IBU e teor alcóolico de 6,5%, a Tião Bock harmoniza com acarajé, costelinha de porco e com feijoada. Para apreciá-la, o melhor copo é o Tulipa. Nota final recebida no concurso: 92.
SOBRE A BLACK PRINCESS – Criada na Serra Fluminense em 1882, desde então a Black Princess vem conquistando os mais exigentes apreciadores de cerveja. Hoje conta com oito rótulos: Black Princess Gold, Black Princess Dark, Black Princess Doctor Weiss, Black Princess Let’s Hop, Black Princess Miss Blonde, Black Princess Back to the Red, Black Princess Tião Bock e Black Princess APA-82. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejablackprincess.com.br e @cervejablackprincess
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS - O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Itaipava lidera conversas e é a marca mais falada durante o Carnaval 2025
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Decisão do STJ obriga juízes do TJMT analisar essencialidade de grãos em RJ de produtores rurais
-
ARTIGOS3 dias atrás
A importância das parcerias para o sucesso: ninguém faz nada sozinho
-
MATO GROSSO5 horas atrás
Cervejas especiais da linha Black Princess conquistam três medalhas em Concursos de cerveja