MATO GROSSO
Governo de Mato Grosso abre inscrições para programa de aceleração de negócios criativos
MATO GROSSO
“O programa que damos continuidade traz uma visão profissional e econômica da cultura, o que leva à autossuficiencia e a um processo de produção e entrega de qualidade. É um investimento que fomenta a produção cultural do Estado e, acima de tudo, faz com que as cadeias produtivas possam ser ampliadas e fortalecidas para ter independência”, expôs o governador Mauro Mendes.
Com atividades gratuitas, o programa é voltado para aceleração de projetos criativos, de inovação ou de impacto sociocultural. As capacitações visam amadurecer os processos de gestão, de forma a fomentar o potencial dos negócios e o desenvolvimento da economia criativa em Mato Grosso.
Na primeira edição, foram selecionadas 30 iniciativas para o ciclo de aceleração gratuito de seis meses, que incluiu mais de 1.700 horas de workshops coletivos e mentorias individualizadas. Foram atendidos empreendedores de variados municípios mato-grossenses e de diferentes segmentos, como audiovisual, música, cultura popular, mídias digitais, moda, gastronomia, design, dentre outros.
De acordo com o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, o MOVE_MT já mudou a vida de muita gente e avança para atender ainda mais empreendedores criativos graças à confiança depositada pelo Governo de Mato Grosso.
“Agradecemos por tudo que o governador Mauro Mendes tem feito para levar Mato Grosso a um nível bastante elevado, tanto na cultura quanto no esporte. Assim, com políticas públicas continuadas, conseguimos avançar, e avançar muito, e hoje estamos aqui celebrando e dando sequência a esse programa incrível, que dá suporte para que o setor cultural tenha negócios também perenes e sustentáveis”, afirmou o secretário.
Para a realização do programa, a Secel conta com a expertise do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade para impacto social. Com sede no Rio de Janeiro (RJ) e atuação em todo o país há 21 anos, o instituto é responsável pela execução das atividades de formação e de articulação.
“Nossa matéria-prima é construir futuros coletivos e no plural, e em parceria chegamos mais longe. Hoje, o Governo de Mato Grosso é um dos maiores parceiros que temos e é também referência no país de um programa bem-sucedido. O MOVE_MT é um programa sobre sustentabilidade, um investimento com resultado duradouro”, destacou Carla Uller, gerente executiva de Programas e Projetos do Oi Futuro.
MOVE_MT 2
Por meio de edital público, MOVE_MT 2 vai selecionar até 20 iniciativas de negócios criativos, de inovação e de impacto sociocultural para participar do ciclo de aceleração. Com seis meses de duração, a jornada oferece cerca de 1.700 horas de capacitação e mentorias em gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação com o objetivo de criar negócios rentáveis e sustentáveis.
Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.
As inscrições para o novo ciclo de aceleração estão abertas até o dia 2 de maio, nos sites do instituto Oi Futuro (www.oifuturo.org.br) e da Secel (www.secel.mt.gov.br). Podem se inscrever empreendedores da economia criativa de Mato Grosso, incluindo setores tradicionais e emergentes, como artesanato, audiovisual, música, moda, gastronomia e design.
Durante o lançamento da segunda edição do Programa, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) apresentou também o Observatório da Cultura, uma plataforma de gestão e compartilhamento de informações sobre os impactos das atividades culturais na economia do Estado.
Programa MOVE_MT 2
Prazo: até 02 de maio de 2023
Inscrições: www.oifuturo.org.br/editais/move_mt/; www.secel.mt.gov.br/editais-cultura
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
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