MATO GROSSO
Governo de Mato Grosso entrega micro-ônibus a Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande
MATO GROSSO
Veículo passa a ser utilizado para transportar as crianças e jovens com deficiência entre os locais de prática das modalidades paradesportivas
O Governo de Mato Grosso entregou, no fim de semana, um micro-ônibus de 32 lugares ao Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande. O investimento do Estado foi de R$ 540 mil para aquisição do veículo, que possui adaptação para cadeirantes e, que a partir desta segunda-feira (11.03), passou a ser utilizado para transportar as crianças e jovens com deficiência entre os locais de prática das modalidades paralímpicas e em competições. A entrega foi feita por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“É uma felicidade entregar oficialmente esse micro-ônibus ao Centro de Referência de Várzea Grande. Para nós é uma satisfação poder contribuir com as atividades de inclusão e de iniciação paradesportiva. Parabéns à prefeitura de Várzea Grande e toda a sua equipe, por ter assumido essa responsabilidade de trazer a iniciativa ao município”, celebrou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Atualmente, o Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande atende cerca de 125 crianças e jovens, com idade entre 7 e 24 anos, de municípios da baixada cuiabana. O atendimento envolve práticas das modalidades paralímpicas de goalball, atletismo, tênis de mesa, bocha e natação a pessoas com deficiência física, deficiência intelectual leve, paralisia cerebral, deficiência visual total e baixa visão.
As atividades ocorrem segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h, no Ginásio do Fiotão, em Várzea Grande, e em outros espaços esportivos, como a pista de atletismo e a piscina da UFMT, e a quadra do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat), em Cuiabá. Com o micro-ônibus entregue pelo Governo do Estado será possível realizar o transporte das crianças entre os locais de treinamento e em viagens de competições intermunicipais.
O funcionamento do Centro de Referência conta com o suporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que idealizou a iniciativa em todo o país. As atividades tiveram início há um ano a partir da parceria entre a instituição e a prefeitura municipal de Várzea Grande, com o apoio da Secel.
Para promover o desenvolvimento e a inclusão por meio do esporte, o Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande conta com a experiência do técnico Altemir Trapp, que coordena as atividades. Além de treinar a equipe de goalball do Icemat, Altemir foi treinador da seleção brasileira no Parapan de Jovens de Bogotá 2023 e no Campeonato Mundial de Jovens da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos).
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.