Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de Mato Grosso entrega próteses ortopédicas a pacientes do Cridac

Publicados

MATO GROSSO

O Centro Especializado em Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), entrega, entre os dias 02 e 04 de maio, 34 próteses ortopédicas de membros inferior e superior. As entregas são resultado do mutirão realizado entre os dias 06 e 13 de abril para atendimentos voltados às pessoas que buscavam pelos serviços de reabilitação da unidade.

Conforme explica o diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, devido à pandemia, o serviço de atendimento e produção das próteses não pôde ser realizado conforme planejamento do Cridac, mas agora a proposta é que o atendimento seja contínuo e ocorra durante todo o ano, de forma simultânea às entregas das próteses.

“A intenção é que o serviço seja ofertado de forma cíclica e contínua, ou seja, que novas consultas, já previamente agendadas, sejam realizadas para medida dos moldes. E, na sequência, também ocorram as entregas das próteses produzidas de acordos com as últimas consultas”.

De acordo com a secretária adjunta de Unidades Especializadas, Alerte Sá Lima, a previsão é que este ano sejam entregues 525 próteses de membro inferior e superior, com investimento na ordem de R$ 1,8 milhão.

Leia Também:  Juca do Guaraná concede comenda à professora e pesquisadora que desenvolve trabalho contra a fome

Durante o último mutirão, foram agendadas cerca de 100 consultas e, para a próxima semana, há previsão de entrega da segunda remessa das próteses. Cada prótese custa em torno de R$ 10 a 15 mil.

O ciclo entre a consulta, a prova do molde e a entrega definitiva da prótese é de no máximo 30 dias. Para organizar o fluxo de atendimento e evitar aglomeração na unidade, a direção está atendendo em torno de 12 pacientes por dia.

A Coordenadora Técnica do Cridac, Ivana Gláucia Paz de Barro, explica que após a consulta, que dura em torno de 30 a 40 minutos, o paciente deve retornar ao Cridac dentro de 15 dias, quando fará a prova da prótese. Se estiver tudo certo, o paciente já pode sair com a prótese. Caso precise fazer algum ajuste, ele deverá retornar em 15 dias, quando receberá a prótese definitiva.

“Outros pacientes vão receber a prótese e precisarão dar continuidade ao processo de ‘pós protetização’, ou seja, processo de reabilitação pós prótese. Esses pacientes são encaminhados para o seu município de origem, em suas respectivas unidades de reabilitação, para darem continuidade a essa fase de reabilitação”, finaliza a técnica.

Leia Também:  URGENTE! “Se usam revólver, temos de vir com metralhadora”, diz Moro sobre plano do PCC para executá-lo. Siga

O serviço de oficina de ortopédica, ou seja, de montagem e produção da prótese, é realizado somente pelo Cridac na Rede Pública de Mato Grosso, que oferta o atendimento a todos os municípios do estado. Na ação, entre consultas e entregas, estão sendo atendidos mais de 20 no mutirão de consultas.

É válido ressaltar que os pacientes que já foram agendados estão habilitados para receber a prótese, pois já passaram por uma avaliação, na qual o profissional atesta, de forma positiva, que esse paciente dispõe de força muscular, equilíbrio, capacidade de deslocamento e estaria apto para receber a prótese. O serviço é ofertado para pacientes que já estão com processos abertos.

De acordo com informações do Cridac, há uma demanda reprimida de aproximadamente 400 pacientes na fila de espera.

Serviço

O Cridac é uma unidade da rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, que fica localizado na Rua G, s/n Bloco A, do Centro Político Administrativo. Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entre em contato pelos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1910.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Idoso morre após bater Honda Bros na traseira de carreta estacionada; veja vídeo

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA