MATO GROSSO
Governo de MT apoia evento global de inovação da administração pública
MATO GROSSO
Começa nesta quarta-feira (20) a programação de um dos maiores festivais colaborativos de criatividade do mundo, o World Creativity Day – Dia Mundial da Criatividade. Focado na estratégia de promover a transformação da administração pública ao trazer a inovação para dentro do serviço público, o Governo de Mato Grosso é um dos apoiadores do evento, por meio das Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag); de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
Mais de 100 mil pessoas são esperadas ao longo dos três dias de festival, que ocorrerá simultaneamente em Cuiabá e em 100 cidades brasileiras, além de outras 30 ao redor do mundo, entreos dias 20 a 22 de abril. Segundo os organizadores da ação, o evento reunirá educadores, empreendedores, líderes empresariais, entre outros agentes de mudança dispostos a promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.
“O Governo do Estado acredita que a inovação é um dos vetores para a transformação do serviço público e que através dela é possível resolver problemas práticos que o cidadão enfrenta no dia a dia”, pontuou o titular de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra.
Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento está em sua 5ª edição e proporcionará ao público a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e online). A programação contempla palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshop e shows. Este ano, as atividades estão alinhadas aos eixos emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade.
“O World Creativity Day atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século”, afirmou Caroline Vaez, organizadora do World Creativity Day, em Cuiabá.
Celebrado em 21 de abril, o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, com o objetivo de fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.
Para o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, a criatividade e a inovação são pilares importantes na ressignificação da administração pública.
“Mudar a rotina diária das pessoas requer motivação. Empreender na administração pública deve ser primordial em todo nosso modelo de planejamento e gestão. Os servidores precisam ter a iniciativa e liberdade para mudar e experimentar de maneira proativa, criativa e inovadora. Não basta indignar-se, pois um mundo melhor não se renovará por si. Somos os artífices do amanhã”, completou.
Oficina será ministrada pelas servidoras da Seplag, no Pátio Raiz Coworking. Foto por Divulgação
Programação
Em Cuiabá, a programação ocorrerá em dois locais, entre eles o Pátio Raiz Coworking, nesta quarta-feira (20), que receberá atividades relacionadas à aprendizagem e contará com a participação de duas equipes finalistas do Outubro MoviMente, evento de inovação organizado pela Seplag, em 2021.
Na oportunidade, as servidoras da Seplag Larissa Ferreira e Caroline Padilha também ministrarão a oficina “Comunicação visual: melhorando seu ambiente de trabalho”, a partir das 16h. O Pátio Raiz Coworking está localizado na Rua 24 de Outubro, 146 – Centro Norte.
Na tarde do dia 22, será a vez do espaço Estuda.com também receber atividades relacionadas à aprendizagem e sustentabilidade, entre outras, com a participação do inspirador Lucas Martins Bernardino, que desenvolve diversas ações de inovação e empreendedorismo no ecossistema mato-grossense. O Estuda.com está localizado na Avenida Manoel José de Arruda, 849, Sala 01, no bairro Jardim Shangri-lá.
Interessados deverão retirar seus ingressos, gratuitamente, pelo site local do evento até a véspera da abertura oficial. Para inscrições e consulta completa da agenda do World Creativity Day, em Cuiabá, acesse o site local do festival.
Finalistas do Outubro MoviMente também participarão da ação global. Foto por Divulgação
Para fechar a agenda do mês de abril, também está prevista a realização pela Seplag da Semana da Criatividade Sinova-MT. Na próxima segunda-feira (25), a pasta programou um dia inteiro dedicado a oficinas sobre criatividade, gamificação e inovação no setor público. A ação ocorrerá no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). Na mesma semana, no dia 28, será realizada uma live especial do projeto GentInova, que contará com a participação da servidora da Sesp Nelma Zambonini, como convidada, e de Olivia Boretti, como mediadora do bate-papo. Acesse aqui mais informações.
Confira a programação global para o World Creativity Day: www.worldcreativityday.com Outras informações pelo e-mail vaez.carolis@gmail.com ou telefone (65) 98128-4098.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
GERAL4 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS1 dia atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS1 dia atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama