MATO GROSSO
Governo de MT debate estratégias para o setor turístico com empresários de Sinop
MATO GROSSO
Cinquenta empresários participaram da primeira rodada de negócios presencial de 2022, nesta terça-feira (14.06), em Sinop. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).
A rodada de negócios proporciona que a Sedec, Sebrae e os empresários do setor turístico do Estado troquem experiências e estratégias para a retomada das atividades e serviços após as limitações impostas pela pandemia da Covid-19.
O secretário adjunto de turismo, Jefferson Moreno, que participou do evento, destacou que o plano de retomada do turismo passa por um planejamento regional. Jefferson Moreno disse ainda, que o objetivo do evento é entender o mercado consumidor e proporcionar ambientes de negociação tanto para os empresários, quanto para os operadores de turismo.
“Mato Grosso têm muitos destinos a serem explorados, e para que o desenvolvimento dessas regiões possa ser bem aproveitado, de forma sustentável, é preciso que debates como esses aconteçam para, desse modo, estabelecermos estratégias para expandir cada vez mais o turismo de Mato Grosso”, ressaltou o secretário.
Para a turismóloga e presidente da Associação Turística Portal do Agronegócio de Sinop (Atpadro), Leidiane Viega, o evento permitiu alinhar novas estratégias de negócios que vão gerar pontos positivos, por meio da troca de informações e experiências que vão estruturar o turismo em Mato Grosso.
A empresária Karina Turatti conta que o ambiente de mediação promovido pelo encontro, é fundamental para o fortalecimento do turismo mato-grossense.
“Essa união entre a equipe do Governo do Estado, Sebrae e empresários do setor fortalece nosso setor e expande os negócios. Na ocasião apresentamos potências turísticas do Estado, elaboramos planos em prol do desenvolvimento da economia das regiões”, destaca a empresária de Sinop.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.