Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT e Conab firmam parceria para garantir melhor estrutura na armazenagem de grãos no estado

Publicados

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso firmou nessa sexta-feira (22.09) uma parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em um evento realizado em Cuiabá, para MT Par administrar um armazém de grãos, em Diamantino. A cerimônia contou com a presença do presidente nacional da Conab, Edegar Pretto. Essa parceria visa ajudar os produtores mato-grossenses que têm dificuldades para estocar a produção.

Agora, o Governo de MT fará uma chamada pública para a seleção de interessados que tenham projetos voltados ao produtor.

O presidente da MT Par, Wener Santos, pontua que atualmente 46% dos produtores não têm onde armazenar a sua produção e essa parceria quer começar a mudar essa realidade do estado que é o maior de grãos do país.

“Essa é uma grande parceria. O armazém de Diamantino tem capacidade para mais de 600 mil sacas e o governador Mauro Mendes pretende, com isso, dar uma solução ao produtor que não tem onde colocar sua soja e o seu milho. Esse é o primeiro passo de um grande sonho, começando pelo município de Diamantino e poderá se estender aos outros armazéns de Mato Grosso”, afirmou Wener.

Leia Também:  Escola de Governo oferta curso online na área de gestão pública gerencial

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que Mato Grosso produz cada vez mais e que o intuito da Companhia é garantir uma estrutura de armazenagem cada vez mais potente.

“Quero agradecer ao Governo de Mato Grosso em ter essa disposição para realizar essa parceria com a Conab, porque com esse armazém de Diamantino, vamos potencializar o seu uso. A Conab também está fazendo um chamamento público para credenciar outros armazéns e terceiros para aumentar a nossa capacidade estática. Tenho certeza que essa parceria será de muito sucesso”, disse.

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso é o maior produtor de soja, milho e algodão. Em 2022, a produção do estado gerou R$ 174,8 bilhões, contudo não existem armazéns suficientes para atender toda essa demanda. Por isso, o Governo de Mato Grosso está fazendo esse projeto com a Conab para viabilizar esses armazéns aos produtores.

A superintendente regional da Conab em Mato Grosso, Francielle Tonietti, ressaltou também a expectativa para novas parcerias.

Leia Também:  Polícia Civil reforça equipe na investigação de crime de explosão em supermercado

“A Conab está cedendo esse imóvel para que a MT Par faça benfeitorias para receber produtos da agricultura familiar da região de Diamantino. Assim, esperamos que essa parceria se estenda para outras regiões do estado e que seja muito positiva para todos”, pontuou Francielle.

A assinatura da parceira entre o Governo de Mato Grosso e Conab foi realizada pela diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, e pelo diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago dos Santos.

“Entendemos que Mato Grosso é o celeiro da produção de grãos do Brasil. É o nosso estado que ajuda a matar a fome do mundo, por isso precisamos incentivar que a agricultura familiar tenha mais estruturas para produção. Essa parceria entre a Conab e o Governo de Mato Grosso vai render bons frutos”, finalizou Rosa Neide.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  TCE aponta falhas na acessibilidade e infraestrutura de escolas

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA