Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT entrega 18 picapes para agricultores familiares transportarem produção

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) entregou, nessa quinta-feira (14.12), 18 picapes para 15 associações de produtores em Mato Grosso, sendo a maioria indígenas, e à Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). O investimento foi de R$ 1,8 milhão.

Uma das associações beneficiadas é a do Assentamento Egídio Brunetto, localizado em Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, onde moram 72 famílias de agricultores familiares.

O secretário interino de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, afirmou que o Governo do Estado tem investido no apoio aos agricultores familiares e a destinação de veículos facilitará o transporte de produtos para vendas em feiras e até os comércios. “Esses veículos vão desempenhar papel crucial no apoio à agricultura familiar, facilitando o transporte de insumos, apoio técnico, produtos e contribuindo para o fortalecimento das comunidades”, afirmou.
Veículos vão ajudar agricultores familiares a levarem produção para feiras e comércios – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

As entregas ainda beneficiaram a Associação Thutalinansu de Mulher Indígenas, em Sapezal; o Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes, em Várzea Grande; a Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São Jose dos Quatro Marcos; Instituto Krehawa- Inkrê, em Luciara; Empreendimentos da Economia Solidária do Centro de Formação do Bairro Planalto, em Cuiabá; Associação Indígena Areme Korogedo Paru, em Santo Antônio de Leverger; Associação Produtiva Indígena Chiquitano/APIC Aldeia Fazendinha e Associação Niorsch Haukina da Aldeia Acorizal do Povo Chiquitano, em Porto Esperidião; além de quatro entidades em Juara. São elas: Associação Indígena Kawaiwete do Povo Indígena Kayabi; Associação Comunitária da Aldeia Indígena Mayrob-ACAIM – Povo Indígena Apiaká; a Associação Indígena Rikbaktsa TSIRIK, da Aldeia Indígenas Pé de Mutum, Instituto Munduruku, Aldeia Indígena Nova Munduruku.

Leia Também:  Vera Capilé e Deize Águena apresentam show que une canções regionais com música popular brasileira

“Esse veículo é muito importante para nós que estamos na agricultura familiar camponesa. Vai contribuir na articulação da produção e da comercialização e soma com a nossa luta para permanecer no campo e produzir um alimento saudável para a população”, afirmou Itelvina Maria Masioli, da coordenação nacional do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra.

Os veículos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Inscrições abertas para Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá nesta quarta-feira (03)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA