MATO GROSSO
Governo de MT entrega reforma de escola em Primavera do Leste: “ficamos mais felizes e motivados”, afirma aluna
MATO GROSSO
“A educação em Mato Grosso passa por um momento de transformação que vai muito além de infraestrutura. Estamos entregando novas escolas, melhorando os ambientes e aportando tecnologia. O que me deixa mais empolgado é que os professores e profissionais da Educação compraram essa nova metodologia de trabalho e se sentem mais felizes e respeitados”, destacou o governador Mauro Mendes, na ocasião.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou a importância de investir em infraestrutura de qualidade e oferecer espaços com ambientes climatizados, equipados e inclusivos aos estudantes.
“Essa unidade ficou parada por muitos anos, e está sendo entregue depois de muito trabalho e de uma atenção especial que o governador tem com educação. É um trabalho em equipe, que vai contribuir com a nossa meta de colocar a educação de Mato Grosso entre as melhores do país”, afirmou.
A reforma na unidade abrange 14 salas de aula, sala de multimídia, laboratório de informática, quadra poliesportiva, vestiários, instalações administrativas, biblioteca, cozinha, refeitório e sanitários. A escola também recebe novos equipamentos, como Chromebooks e Smart TVs, para auxiliarem no desenvolvimento dos estudantes em sala de aula.
O prefeito da cidade, Leonardo Bortolin, reforçou o apoio do Governo do Estado, contribuindo com a educação no município em regime de colaboração.
“Essa é uma data muito importante, uma reforma que começou há 10 anos, com diversos problemas e paralisações nas obras. Somente na gestão do governador Mauro Mendes a obra foi tida como prioridade, e a escola reformada e ampliada. Isso prova que o regime de colaboração funciona em Primavera do Leste”, afirmou.
Segundo o diretor da escola, Cássio João Lourenço, o antigo prédio da unidade não oferecia o suporte necessário aos mais de 730 estudantes.
“A nossa comunidade tem um núcleo de estudantes comprometidos com a Educação, e que agora, graças aos esforços do governador, poderão se dedicar ainda mais aos estudos, com a renovação completa de todos os ambientes. É um sonho antigo que se torna realidade”, manifestou.

Mais estrutura
Para a jovem Thaylla Nascimento Dias, estudante do 9° ano C, os novos aparelhos de ar condicionado vão possibilitar que as aulas sejam muita mais agradáveis.
Já Ana Júlia Hoeckeler, do 8° ano B, contou que o espaço arborizado e os ambientes amplos deixam a escola mais aconchegante. “Nós ficamos muito mais felizes e motivados estudando em um ambiente completo e, agora, temos ferramentas tecnológicas que contribuem para o nosso aprendizado”, disse, se referindo aos chromebooks e smart TVs entregues.
Flávio Araújo Silva, também aluno do 8° ano B, comemorou a entrega da quadra poliesportiva e afirmou que as aulas de Educação Física serão mais completas e divertidas, permitindo que os estudantes pratiquem vários esportes. “Agora temos espaços que vão contribuir para o nosso desenvolvimento dentro e fora da sala de aula, tornando muito mais prazeroso vir pra escola”, pontuou.
Participaram da entrega da unidade escolar a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, o deputado estadual Dilmar Dalbosco, a secretaria de Estado de Comunicação, Laice Souza, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto Roveri, o presidente da MT Par, Wener Santos, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Corrêa Mendes, e outras autoridades.
Entrega de notebooks
Durante o evento, o governador e o secretário de Educação realizaram a entrega 337 notebooks para a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, para a execução do programa Alfabetiza MT. Ao todo, foi investido mais de R$ 1,5 milhão nos equipamentos para auxiliar o profissional da educação na execução de suas atividades dentro e fora da sala de aula.
Assinatura de convênio
O Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Educação também ficaram convênio para a construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental IV, com investimentos de mais de R$ 10 milhões. A unidade terá uma estrutura composta por 26 salas de aula, recepção, vídeo maker, biblioteca, quadra poliesportiva, dependências administrativas e refeitório.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO15 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO17 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO13 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura