Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT inicia elaboração de Plano de Mobilidade para Região Metropolitana

Publicados

MATO GROSSO


A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) começou a elaboração do Plano Metropolitano de Logística e Mobilidade Sustentável do Vale do Rio Cuiabá (PlanMob VRC). O trabalho inclui uma pesquisa de avaliação da mobilidade urbana, aberta para toda a população que queira participar.

O PlanMob é voltado para a logística de toda a região metropolitana, com foco na melhoria em todos os campos da mobilidade e integração entre os municípios, inclusive com medidas de preservação do meio ambiente, diminuição das desigualdades e inclusão das pessoas com deficiência.

A Região Metropolitana do VRC é composta por Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Chapada dos Guimarães.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Urbano, Rafael Detoni, a participação da população na pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do plano. “Precisamos escutar as pessoas, suas ideias, críticas e sugestões, saber a opinião de quem vivencia os problemas de mobilidade urbana pelos diversos meios de transporte”, afirmou. A pesquisa pode ser acessada neste link.

Leia Também:  Governador e interventora na Saúde de Cuiabá participam da abertura do mutirão de cirurgias no Hospital São Benedito

Entre os temas tratados estão a governança metropolitana da mobilidade, o sistema viário de integração regional, os serviços de transporte coletivo intermunicipal, o meio ambiente e a sustentabilidade das cidades, a preservação da vida no trânsito, o desenvolvimento econômico e turístico da região metropolitana e a logística regional.

O objetivo do plano é estabelecer diretrizes, propostas de ação, programas e investimentos sobre os temas discutidos, de modo que ao final o estado e os municípios possam dispor de um instrumento orientador na política de mobilidade na região metropolitana.

O site do PlanMob – VRC também conta um formulário de participação da sociedade, com um espaço para o envio de contribuições. A medida em que as contribuições forem chegando, elas serão incluídas no planejamento técnico.

Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá

A Região Metropolitana do VRC foi criada em 2009, como forma de coordenar ações entre as cidades e seus interesses em comum, tais como mobilidade, saneamento básico e uso do solo. O objetivo de uma região metropolitana é criar mecanismos de planejamento e execução de ações que melhorem a integração dos municípios que dela participam.

Leia Também:  Mulher é agredida, torturada e furada com agulhas pelo namorado
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  “Nosso nome é o melhor para Cuiabá”, diz Botelho após pesquisa de intenção de votos para a prefeitura da capital

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA