MATO GROSSO
Governo de MT investe em infraestrutura, fortalece a educação e promove ações sociais em Lucas do Rio Verde
MATO GROSSO
Na Infraestrutura, algumas das obras de grande relevância para o município são o asfaltamento de 74,2 km da MT-338 entre Lucas do Rio Verde e Tapurah, e a construção de 18,76 km de asfalto novo na estrada vicinal Linha 13 entre a Linha 11 e a MT-449. As obras são feitas em parceria com a Prefeitura Municipal, com investimento de R$ 81,2 milhões.
Ainda na região, o Governo de Mato Grosso investe, via MT Par, R$ 670 milhões para a duplicação de 88 quilômetros da BR-163 entre o município de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. O projeto prevê a duplicação do trecho entre o km 593 e o km 681 da rodovia, contemplando ainda a recuperação da pista existente, construção de três viadutos, um retorno em desnível e uma ponte sobre o rio dos Patos.
A ordem de serviço para o trecho será assinada nesta segunda-feira (18.03) pelo governador Mauro Mendes, juntamente com a Nova Rota do Oeste, concessionária responsável pela BR-163.
A área da Educação é o segundo setor com mais investimentos realizados pelo Governo do Estado na cidade, com R$ 41,3 milhões em recursos disponibilizados. Mais de R$ 17,5 milhões foram para a construção da Escola Estadual Militar Tiradentes Soldado Adriana Moraes e da Escola Municipal Professor Marcelino Espindola Dutra.
Com a Prefeitura Municipal, o Governo de Mato Grosso também está construindo uma nova escola estadual e reformando as Escolas Municipais São Cristóvão e Luiz Carlos Ceconello. As obras somam R$ 18,2 milhões investidos.
Para o Social, são mais de R$ 32 milhões em recursos, sendo R$ 23 milhões em subsídio para 1.536 famílias darem entrada na compra de casas pelo SER Família Habitação, programa idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
O Estado ainda entregou 350 casas populares do Residencial Vida Nova, que contou com recursos federais e R$ 2,1 milhões do Governo de Mato Grosso. Outras 50 casas estão sendo construídas em parceria com a Prefeitura Municipal.
O setor também foi fortalecido com R$ 5,8 milhões em transferência de renda para 1,8 mil famílias, entrega de 7,6 mil cestas básicas e 2,2 mil cobertores pelos programas SER Família, idealizados pela primeira-dama.
Confira abaixo todos os investimentos do Governo de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde:



Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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