Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT lança 2ª edição de programa de aceleração de negócios criativos

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) lança na terça-feira (28.03) a segunda edição do MOVE_MT, programa de aceleração de negócios criativos, de inovação e de impacto sociocultural, que é promovido em parceria com o instituto Oi Futuro. O MOVE_MT 2 será apresentado e aberto para inscrições em evento presencial no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, das 8h30 às 12h.
De acordo com o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves, essa segunda edição do MOVE_MT sinaliza a resolução do Governo de Mato Grosso em fazer políticas públicas continuadas para impulsionar a economia criativa no Estado. ;

“Damos sequência a um projeto bem-sucedido que já mudou a vida de muita gente e que avança para atender ainda mais empreendedores criativos. E não vamos parar por aí, o esforço do Governo de Mato Grosso para impulsionar o setor no Estado está em ascendência e logo teremos um fantástico Centro de Referência, que será o Grande Hotel da Criatividade”, declara Jefferson.

Por meio de edital público, o MOVE_MT 2 vai selecionar até 20 iniciativas de Mato Grosso para participarem do ciclo de aceleração para criação de negócios rentáveis e sustentáveis. Abrangendo as áreas de gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação, a jornada de aprendizados tem seis meses de duração e oferece cerca de 1.700 horas de capacitação e mentorias. ;

Leia Também:  Procon-MT orienta consumidores lesados por clínica de estética a solicitar indenização individual

Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

Podem se inscrever empreendedores da economia criativa, incluindo setores tradicionais e emergentes, como artesanato, audiovisual, música, moda, gastronomia e design. ;
;

“Com o MOVE_MT, conseguimos levar inovação a novos territórios e concretizar nosso propósito de valorização da diversidade e da criatividade como grandes potências no desenvolvimento do país. Com o sucesso do projeto, pretendemos replicar o modelo para outros estados brasileiros e buscamos novos parceiros, que compartilhem desse sonho de impulsionar criadores e transformar futuros em todo o país”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas e Projetos do Oi Futuro.
;

Workshops gratuitos ;
;

Na etapa pré-aceleração, enquanto as inscrições estiverem abertas, o programa vai oferecer dois workshops gratuitos e abertos ao público. ;Com o tema “Estruturando um projeto social ou negócio da economia criativa para editais”, os cursos têm o objetivo de preparar os empreendedores culturais para se inscrever em editais, inclusive no MOVE_MT 2. ;
;
A primeira oficina ocorre já na próxima terça-feira (28.03), das 17h às 22h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. A segunda busca atender o público do interior do Estado, por isso será realizada em ambiente online, no dia 15 de abril. Inscrições por aqui.

;

ArtGi, finalista da primeira edição MOVE_MT
Primeira edição do MOVE_MT ;
;
Realizada em 2022, a primeira edição do MOVE_MT impactou 243 empreendedores na fase de pré-aceleração, com quatro workshops abertos. No edital, foram 30 iniciativas selecionadas, das quais 24 chegaram ao final do ciclo de aceleração, que totalizou 1.980 horas de capacitação coletiva e mentorias individualizadas. ;

Leia Também:  MT reforça operação de buscas a fugitivos de presídio federal no RN com policiais penais e cão farejador

Além da imersão nas redes criativas na sede do Oi Futuro, junto com outros contemplados no programa, os cinco negócios mais bem avaliados pela banca final do programa receberam investimento financeiro para ampliar seus negócios: SUMAC Records, Encontrei Brechó, Delícias da Rozi, ArtGi e Cadju Filmes. ;

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  Governador de MT vistoria combate aos incêndios no Pantanal: "empenhamos todos os esforços para a extinção do fogo"

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA