MATO GROSSO
Governo de MT lança edital para duplicação da BR-163 entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde
MATO GROSSO
O ato será na segunda-feira (30.10), às 16h, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Além da duplicação, entre os dois municípios, o novo trecho de obras também engloba a recuperação de oito quilômetros, construção de seis viadutos e uma ponte dupla. O trecho é um dos que mais ocorrem acidentes na rodovia.
“Com certeza será um novo marco para a população que vive no entorno desta região da BR-163. As empresas terão um período para apresentar suas propostas, vamos contratar aquela que melhor cumprir os requisitos do edital e em torno de março de 2024 vamos dar início às obras na região, após o período das chuvas”, explicou o presidente.
Cidinho Santos ressaltou durante a conversa com a secretária de Comunicação, Laice Souza, e a secretária adjunta de Jornalismo, Carol Sanford, que a Nova Rota do Oeste trabalha para entregar à população uma rodovia de extrema qualidade, do Norte ao Sul de Mato Grosso. Para isso, a empresa segue todos os padrões exigidos pelos órgãos competentes.
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres, por exemplo, tem alguns padrões para as rodovias, como a estabilização do veículo, muito rígido. Um dos problemas que existiam antes do Governo de Mato Grosso assumir a concessão é que esses padrões da ANTT não eram cumpridos. O trabalho agora é levar um asfalto de qualidade, no padrão da ANTT, em toda a BR-163”, explicou.
O presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste também destacou que o modelo adotado pelo Governo de Mato Grosso se tornou referência para outros estados. Desde abril, o Governo do Estado é sócio majoritário da empresa.
“O próprio Ministério dos Transportes e Tribunal de Contas da União (TCU) fizeram uma portaria para regular o que fizemos em Mato Grosso. Já fomos para o Espírito Santo e Mato Grosso do Sul apresentar esse modelo. Onde vamos, falam que o modelo é extraordinário, mas é que é preciso ter a coragem do governador Mauro Mendes. Precisa ter um aporte grande, mas o investimento traz muitos retornos positivos, como salvar vidas a trazer mais segurança aos mato-grossenses”
O podcast completo pode ser assistido abaixo. Ouça também no Spotify.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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