MATO GROSSO
Governo de MT libera mais de R$ 2,7 milhões em pagamentos de férias para professores temporários nesta sexta-feira (27)
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso paga, nesta sexta-feira (27.12), mais de R$ 2,7 milhões para 1.008 professores temporários contratados da Educação, que fecharam acordos com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para receber a indenização das férias e adicional de um terço.
Conforme números da PGE, mais de 10,4 mil professores temporários já solicitaram o pagamento da indenização desde a abertura do sistema no Portal do Servidor, no dia 6 de novembro.
Deste total, 2.860 já aceitaram as propostas de acordos do governo. Em novembro, 274 professores temporários já receberam cerca de R$ 700 mil em indenizações. Os 1.008 profissionais deste mês de dezembro fazem parte da segunda leva de pagamentos.
Já as demais propostas de indenizações aceitas deverão ser quitadas em até cinco meses seguintes à data da assinatura do acordo.
“Os números mostram que o Estado está comprometido em resolver de maneira definitiva o tema em relação aos professores temporários, prevenindo ações judiciais e evitando que as que já foram propostas se prolonguem por anos no Poder Judiciário. Os acordos têm beneficiado muitos professores com pagamentos ágeis. Estamos empenhados para que os demais pedidos também sejam atendidos de forma célere, garantindo o sucesso do projeto”, avaliou a procuradora do Estado Cristiane Sampaio Diogo, que gerencia o projeto.
Quem pode e como pedir a indenização das férias?
Podem solicitar a indenização os professores que foram contratados pelo Estado nos últimos cinco anos e que tiveram rescisão formalizada até 18 de outubro de 2024.
Os professores interessados no acordo devem acessar o Portal do Servidor para fazer a solicitação on-line. As solicitações serão recebidas apenas por meio eletrônico. Ressalta-se a necessidade de atualização dos dados bancários para viabilizar o pagamento, no caso de a conta informada pelo portal do servidor não ser mais da titularidade do beneficiário, o que não inviabiliza a formalização da solicitação, restando ao servidor o dever de atualizar os dados bancários para recebimento do valor do acordo.
Todo o processo de cálculo do valor devido é automatizado e leva em consideração a duração de cada contrato e as respectivas datas de início e término. O pagamento será realizado sem a incidência de impostos, dado seu caráter indenizatório. Após a assinatura do Termo de Acordo, o valor será incluído na folha de pagamento.


MATO GROSSO
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program

O Colégio Unicus é destaque nacional e conquista troféu em educação bilíngue no School Innovation Program 2025, promovido pelo hub educacional da Conexia. A premiação, que avaliou práticas pedagógicas de mais de 400 escolas de todo o país, consagrou a instituição como referência em inovação e resultados. A cerimônia foi realizada em Foz do Iguaçu (PR), com a presença de instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil.
A iniciativa reconhece escolas que implementam com excelência projetos inovadores e de impacto comprovado. O programa é dividido em três grandes eixos: Plataforma AZ (desempenho acadêmico), High Five (educação bilíngue) e My Life (formação socioemocional).
O Colégio Unicus foi premiado pelo trabalho consistente no desenvolvimento da competência bilíngue dos estudantes, com uma proposta que alia intencionalidade pedagógica, uso cotidiano da língua inglesa e formação crítica desde a infância.
A metodologia adotada foi criada por um eficiente time pedagógico, formado por coordenadores experientes, professores do currículo em inglês e pela direção geral, sob o comando de Márcia Amorim Pedr’Angelo, pedagoga e coordenadora da Unesco para a Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que também está à frente da Escola Toque de Mãe.
Como parte da conquista, o método desenvolvido pela escola será incluído como case de sucesso no manual nacional de boas práticas educacionais do programa, que será distribuído a educadores e gestores de todo o Brasil.
“Graças ao empenho, à dedicação e ao compromisso com a excelência é que chegamos a esse reconhecimento nacional. É possível unir excelência acadêmica, intencionalidade pedagógica e vínculo afetivo com os alunos. O ensino em duas línguas faz parte desse projeto que prepara nossos estudantes para o mundo com raízes sólidas e visão expandida”, afirma Márcia.
Os coordenadores pedagógicos Dani Stefanini e Rafael Ribeiro representaram a equipe no evento e foram responsáveis por receber o prêmio, sendo reconhecidos pelo protagonismo na condução do projeto.
A coordenadora pedagógica, Dani Stefanini, destaca: “Esse é um momento importante para nossa escola, um reconhecimento nacional da qualidade do trabalho bilíngue desenvolvido”.
Rafael Ribeiro, coordenador do currículo em inglês, reconhece os seus professores como sendo peça chave desse sucesso “This achievement belongs to all of you! Congratulations for believing, dedicating, and making it happen.
You’ve done an amazing job, let’s keep this excellence going strong!”
O School Innovation Program integra a Jornada Conexia, plataforma voltada à valorização e difusão de práticas pedagógicas de alto impacto no desenvolvimento integral dos estudantes.
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