MATO GROSSO
Governo de MT planeja dobrar número de pontes de concreto até 2026
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso anunciou planos ambiciosos de dobrar o número de pontes de concreto no estado até o final de 2026. A meta foi destacada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, durante sua participação no podcast MT Conectado.
“A ponte é o grande gargalo do desenvolvimento. A ponte de madeira não foi feita para aguentar cargas de 70, 80 toneladas, como são hoje os caminhões de nove eixos”, afirmou o secretário.
Além disso, Marcelo destacou o avanço do programa de substituição de pequenas pontes de madeira por aduelas de concreto, com mais de 600 pontes já trocadas.
O secretário ressaltou que essas obras são fundamentais não apenas para impulsionar a produção agropecuária, mas também para atender as necessidades da população. “São obras importantes para a população que precisa usar a estrada, seja em busca de serviços de saúde, de educação, ou apenas para se locomover”, disse.
Outro destaque foi o investimento do Governo em parceria com os municípios para pavimentação urbana. “Executamos mais de 2 mil km de asfalto dentro desses municípios. É uma mudança de realidade, serve para girar a economia da cidade, fixar as pessoas na cidade, estimular o crescimento”, completou.
Durante a conversa conduzida pelas apresentadoras Laice Souza, secretária de Comunicação, e Carol Sanford, secretária adjunta, o secretário também abordou temas como as obras na baixada cuiabana e o programa de concessões de rodovias.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.