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Governo de MT publica editais para seleção de estudantes e professores para intercâmbio em 2024

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O Governo de Mato Grosso publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (27.10), os critérios de seleção de estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino para a 2º edição do programa de intercâmbio Mato Grosso no Mundo, para a edição de 2024.

O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, permitindo aos estudantes e professores uma experiência de estudo e imersão cultural na Língua Inglesa, para proficiência de suas habilidades e competências de interculturalidade.

A exemplo da edição anterior, em 2024 os selecionados também irão para Inglaterra, onde o programa tem duração de três semanas e será realizado em data ainda a ser definida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Serão selecionados 100 estudantes, que serão divididos em dois grupos, com critérios de seleção distintos, de acordo com o edital. Do total de participantes, 50 serão selecionados obedecendo a disponibilidade de vagas entre as 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs) das quais os estudantes fizeram parte no ano letivo de 2023.

“Todo estudante do Ensino Médio da rede pública estadual está concorrendo, desde que tenha sido estudante do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer ano do Ensino Médio. Contudo, aqueles que já foram contemplados na 1ª edição do program não irão concorrer novamente, para garantirmos que os demais estudantes também tenham essa grande oportunidade”, explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

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O programa ainda prevê outros requisitos, como ter, no mínimo, quatro certificados na plataforma Mais Inglês MT emitidos no ano letivo de 2023, que equivalem à conclusão de pelo menos quatro níveis do curso de Inglês Geral da plataforma. Já os estudantes das escolas indígenas deverão ter, no mínimo, dois certificados na plataforma Mais Inglês MT emitidos em 2023, além de outros requisitos previstos no edital.

“São detalhes importantes que todos devem observar e procurar cumpri-los durante o ano letivo”, completa o secretário.

Para os professores, serão ofertadas 14 vagas para os que lecionam Língua Inglesa dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 2023, o que corresponde a uma vaga por DRE. Profissionais que tenham sido contemplados na 1ª edição, seja como professores ou monitores, não poderão ser selecionados para a edição de 2024.

Para os educadores, alguns critérios para a classificação envolvem: ter habilitação em Língua Inglesa, que o professor esteja atribuído em sala de aula, que esteja inscrito na Plataforma Mais Inglês MT, ter exame de proficiência TOEIC ou certificado emitido pela plataforma EF Education First, entre outros requisitos descritos no edital.

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O secretário de Educação ressalta que a participação de professor interino será permitida em apenas um caso: na hipótese de não haver preenchimento de vagas nas DREs por professor que não tenha cumprido os requisitos estabelecidos. “Mesmo assim, para que se enquadre, o professor interino deverá satisfazer os mesmos critérios estipulados aos professores do quadro de carreira”.

Todas as vagas disponibilizadas serão preenchidas desde que haja estudantes e professores classificados em conformidade aos critérios estabelecidos pelos editais.

As despesas relativas ao deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, além das demais despesas do intercâmbio serão custeadas pelo Governo de Mato Grosso.

Confira AQUI os editais n° 022 e 023/SEDUC/2023 do programa de intercâmbio MT no Mundo.

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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