MATO GROSSO
Governo reforma 120 escolas para oferecer espaços de qualidade e tornar a educação de MT uma das melhores do país
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“Precisamos atuar na transformação desses espaços e investir em ambientes que se adequem às necessidades dos estudantes. Uma reforma de grandes proporções, como essas que estamos fazendo, abrange todos os parâmetros que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, refletindo diretamente no aprendizado e desenvolvimento dos alunos”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Desde o início da gestão, em 2019, o Governo do Estado já reformou completamente 60 unidades escolares, com R$ 52 milhões em investimento.
Uma dessas unidades, já reformada e entregue com o padrão de eficiência estabelecido pelo governador Mauro Mendes, foi a Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos, em Cuiabá.
Conforme a diretora da escola, Andréa Miranda, a obra vai trazer uma série de benefícios para a comunidade escolar.
“A reforma da nossa unidade melhorou muito a vida de todos os nossos estudantes, enriquecendo o planejamento pedagógico e a oportunidade de novas vivências, como aulas de natação. É uma forma de integrar o ensino-aprendizagem e estimular nossos estudantes dentro de um ambiente completamente renovado”, explicou.

“É gratificante chegar em um ambiente como esse, que oferece toda a estrutura necessária para os nossos estudos”, afirmou.
Segundo ela, a melhoria na estrutura, investimentos em equipamentos tecnológicos e material de ensino tornam a escola um ambiente cada vez mais atrativo.
Letícia Braga, também aluna do 3º ano, destacou que a reforma da escola era um sonho de quem já estudava na unidade.
“Os alunos se sentem mais confortáveis na sala de aula e podem ter um foco maior nos estudos”, avaliou.
As reformas nas unidades escolares são realizadas em todas as Diretorias Regionais de Ensino (DRE). Na região Norte do estado, por exemplo, 15 escolas estão sendo reformadas. Em Cuiabá e Várzea Grande, outras 30 escolas estaduais passam melhorias na infraestrutura. A região Sudeste também tem outras 10 unidades em reforma. As outras escolas em obras estão distribuídas em mais de uma região. Os projetos envolvem reformas em salas de aula, adequação de espaços e climatização, além da troca de mobiliários.
A Escola Estadual Ledy Anita Brescancin, em Campo Verde, é outra unidade que passou por reforma. Na avaliação de Marcelino Filomeno da Silva, pai da estudante Isabela Vitória, do 6º ano, a reforma elevou o padrão educacional.
“Consigo perceber o olhar de entusiasmo da minha filha em ir à escola”, afirmou. O mesmo pensamento é compartilhado pela filha: “Essa reforma atende todas as nossas necessidades dos estudantes e aumenta o nosso interesse pelos estudos”.
Com a reforma, os estudantes poderão realizar as refeições em um espaço climatizado.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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