MATO GROSSO
Guia de turismo de Campo Novo do Parecis expande negócios com capacitação e atendimento especializado em acessibilidade
MATO GROSSO
Com a volta dos serviços de turismo em Mato Grosso, o empresário de Campo Novo do Parecis (416 km de Cuiabá), Ademar Gomes Laurindo, 44 anos, retomou as atividades da sua agência de passeio, com novas habilidades profissionais no portfólio e oferecendo atendimento especializado aos visitantes com locomoção reduzida e com deficiência física.
Com 13 anos de atividade, o empresário emprega 12 pessoas em Campo Novo do Parecis. A agência é especializada em turismo de aventura junto à natureza, como rafting, rapel, canoagem, tirolesa, cicloturismo, passeios, trilhas, flutuação, excursões, esportes aquáticos e atividades ao ar livre.
Antes da pandemia, atendia cerca de 10 pessoas por semana. Atualmente, este número quintuplicou – aumentou para 50. Depois de sobreviver à crise, ele conta que não perdeu a oportunidade de se capacitar e pensar em novas formas de expandir seus serviços.
“Durante a pandemia, tivemos que fechar, mas agora estamos voltando com tudo, mais animados e preparados para prestar um ótimo atendimento aos nossos visitantes. Pela primeira vez, após 13 anos trabalhando com turismo, tivemos a oportunidade de participar da Feira Nacional BNT, evento realizado em Itajaí, Santa Catarina. O apoio do Governo do Estado ao turismo nos motiva a investir. Isso está sendo marco histórico em Mato Grosso’’, ressalta o empresário.
A nova roupagem dos serviços, oferecidos por sua agência, vem sendo construída através da participação do empresário em capacitações técnicas na área, como o Circuito de Qualificação em Turismo de Aventura e Ecoturismo, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur) e Abeta Conecta, além de ações de fomento como participação em feiras fora do Estado.
Acessibilidade – Para proporcionar novas experiências aos seus clientes, no turismo aventura e ecoturismo, a empresa de Ademar expandiu seus serviços e vem oferecendo experiências também para pessoas com locomoção reduzida e com deficiência física.
“A nossa agência quer ser inesquecível na vida de todos os nossos clientes e leva-los para desfrutar esses lugares lindos; é algo que nos motiva a continuar o nosso sonho de transformar Campo Novo do Parecis em um destino turístico para o mundo, queremos atrair mais turistas para nossa região. Com atendimento especializado, queremos nos tornar um dos destinos mais procurados e acessíveis”, explica Ademar.
O secretário -adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, conta que o Governo do Estado vem investindo mais de R$ 155 milhões para expandir o setor, que gera renda e emprego, além de levar toda potencialidade turística de Mato Grosso para o mundo.


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
AACCMT promove Arraiá para crianças assistidas e reforça campanha de doação de alimentos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mato-grossense será destaque no maior evento de comunicação política do Brasil
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Corpal Incorporadora reúne mais de 350 corretores em almoço especial de apresentação dos terrenos do Condomínio Vernissage
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde