Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Incêndio em parque está sob controle e bombeiros trabalham no rescaldo das chamas

Publicados

MATO GROSSO

O incêndio que atinge o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela Santíssima Trindade, está sob controle. Na tarde desta terça-feira (19.09), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) monitora a região e faz o rescaldo das chamas com um avião.

“Montamos uma força-tarefa para combater o incêndio com bombeiros e brigadistas. Hoje a situação está sob controle, mas as equipes permanecem no local, em alerta máximo. Empregamos um avião no período da tarde para realizar o rescaldo e garantir que o fogo seja extinto por completo”, explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

As ações de combate ao fogo começaram no último dia 31 de agosto, após um raio provocar o incêndio. Desde então, 25 militares dos Bombeiros e Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer) já trabalharam no combate ao incêndio.

Um helicóptero CIOPaer foi utilizado no domingo (17.09) e segunda-feira (18.09) para ações de combate em locais estratégicos da serra.

“A tropa dos bombeiros foi levada até pontos onde havia incêndio em cerca de 10 minutos. Caso fossem por terra, os militares iriam demorar até um dia para chegar em alguns pontos por conta do terreno montanhoso e vegetação densa. É por isso que o helicóptero do CIOPaer foi tão importante neste cenário. Essa agilidade garante mais efetividade do combate”, afirma o comandante do CIOPaer, tenente-coronel Ernesto Júnior.

Leia Também:  Empreendedores podem regularizar dívidas até o dia 31 de dezembro com até 100% de desconto nos juros

Além das ações no local, o Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, e o Comando Regional 5, em Cáceres, monitoram remotamente o comportamento do incêndio no parque para orientar as equipes em campo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Sema e PM apreendem seis máquinas e correntões em operação contra desmatamento ilegal

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA