MATO GROSSO
Indea leva a estudantes orientações sobre importância das práticas sanitárias na produção de alimentos
MATO GROSSO
Projeto está percorrendo escolas estaduais e municipais, no fim do cronograma de palestras, será realizado um concurso
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) está percorrendo escolas estaduais e municipais com o projeto ‘Do Campo ao Prato’, que tem como proposta apresentar aos alunos com idades entre 7 a 12 anos as etapas de produção e as práticas sanitárias que os alimentos passam ao sair do campo para o prato.
Participam do projeto fiscais, médicos veterinários e agrônomos, agentes fiscais de defesa agropecuária do órgão. Por meio de palestras com uso de materiais metodológicos e educativos, os alunos têm tido a oportunidade de aprender sobre os principais desafios enfrentados na garantia da segurança alimentar.
“Essa compreensão ajuda a promover não apenas a saúde individual, mas também a sustentabilidade ambiental e a valorização da agricultura local”, explica a presidente do Indea, Emanuele de Almeida.
Nas apresentações são utilizadas maquetes com temática rural, bem como embalagens de produtos alimentícios produzidos localmente, como manteiga, queijo, ovos e leite.
Todos os materiais apresentados e as cartilhas de educação sanitária foram desenvolvidos pelos profissionais do Indea com o propósito de ser o mais próximo da vivência escolar.
“Acreditamos que ao levar informações aos alunos sobre a necessidade de se haver boas práticas sanitárias, ajudamos a formar cidadãos mais atentos a isso e propagar a necessidade de haver os hábitos higiênicos relevantes à conservação da saúde e do bem-estar”, acrescenta a presidente do Indea.
Ao final do projeto, haverá concurso para as escolas participantes e os alunos. O estudante com a melhor redação sobre a palestra ganhará um tablet e a escola onde ele estuda, um projetor multimídia com conexão de internet.
Esses prêmios foram viabilizados pela parceria com Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança do Leite de Mato Grosso (FQPSLEITE). Todos os alunos que participam da palestra ganham uma garrafa customizada pelo Fundo.
“O Fundo apoiou porque vê nesse trabalho uma ação importante para as futuras gerações e enxerga nesse projeto formas de propagar a importância das práticas sanitárias de produção dos produtos primários do campo com qualidade. Temos a intenção de dar continuidade e criar novos projetos para que a garotada que aí está seja no futuro fontes criativas que façam avançar novas ou melhores tecnologias na área de segurança alimentar”, afirma o presidente do FQPSLEITE, Antônio Carlos Dourado.


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO6 dias atrás
AACCMT promove Arraiá para crianças assistidas e reforça campanha de doação de alimentos
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Mato-grossense será destaque no maior evento de comunicação política do Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Corpal Incorporadora reúne mais de 350 corretores em almoço especial de apresentação dos terrenos do Condomínio Vernissage
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde